Prefeitura abre cadastro para vacinação de maiores de 60 anos contra a Covid

Agendamento para quando imunizantes chegarem poderá ser feito até dia 19, presencialmente, por telefone ou pela web. Saiba como fazer
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A subsecretária Fabíola manipula o imunizante (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A subsecretária Fabíola manipula o imunizante (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu o cadastramento para os maiores de 60 anos se vacinarem contra a Covid-19. O cadastro dos idosos já pode ser feito a partir desta quinta-feira, 11.

O cadastramento poderá ser feito até a sexta-feira, 19, de três maneiras:

O objetivo do cadastramento, segundo a prefeitura, é traçar uma estratégia para atender de maneira eficaz cada bairro ou distrito da cidade com o número correto de doses, evitando com isso, o desperdício da vacina.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, esclarece que ainda não há previsão para iniciar a imunização dessas pessoas em um mesmo momento, já que Nova Friburgo, assim como todos os outros municípios, depende do envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Fabíola destaca ainda que, a prefeitura segue rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI) e que o município só não atende a uma categoria maior de grupos porque a quantidade de imunizantes enviada ainda é pequena.

O cadastro presencial nas unidades de saúde pode ser feito por cuidadores ou parentes próximos, sendo necessário levar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • Cartão do SUS (ou número do CNS);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Telefone para contato.


As Unidades Básicas de Saúde disponíveis para cadastros e seus respectivos telefones:

POLICLÍNICA SYLVIO HENRIQUE BRAUNE – Suspiro
End: Rua Plínio Casado
Tel: (22) 2522-6416
POSTO DE SAÚDE DR. WALDIR COSTA – Policlínica de Conselheiro Paulino
End: Rua José Ernesto Knust , 184

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ARIOSTO BENTO DE MELLO - CORDOEIRA
End: Rua Darcília dos Santos, s/nº
Tel: (22) 2522-2448

POSTO DE SAÚDE DR. TUNNEY KASSUGA – Olaria
End: Rua Vicente Sobrinho
Tel: (22) 2543-6281

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JOSÉ COPERTINO NOGUEIRA – SÃO GERALDO
End: Rua Antônio Augusto Reis, s/nº
Tel: (22) 2519-6091

Unidade de Saúde da Família – AMPARO
End: Rua Rivail Gripp
Tel: (22) 2541-1499
Unidade de Saúde da Família – RIOGRANDINA
End: Praça N. S. do Rosário, s/nº
Tel: (22) 2540-1251

Unidade de Saúde da Família – NOVA SUÍÇA
End: Rua Moíses Moraes Filho
Tel: (22) 2521-7569

Unidade de Saúde da Família - CAMPO DO COELHO
End: Rua Jones Muniz
Tel: (22) 2543-1267

Unidade de Saúde da Família – CENTENÁRIO
End: Rua João Cabral Sobrinho, s/nº
Tel: (22) 2523-9869

Unidade de Saúde da Família – SÃO LOURENÇO
End: Estrada São Lourenço, s/nº
Tel: (22) 2520-6114

Unidade de Saúde da Família – MURY
End: Av. Hamburgo, s/nº
Tel: (22) 2542-1045

Unidade de Saúde da Família – VARGEM ALTA
End: Estrada João Heringer, s/nº
Tel: (22) 2519-1147 (telefone público)

Unidade de Saúde da Família – RIO BONITO
End: Rio Bonito da Praça
Tel: (22) 2542-5156

Unidade de Saúde da Família – LUMIAR
End: Rua Guilherme Eugênio Spitz, s/nº
Tel: (22) 2542-4266

Unidade de Saúde da Família – SÃO PEDRO DA SERRA
End: Rua Rodrigues Alves, s/nº
Tel: (22) 2542-3515

Unidade de Saúde da Família – OLARIA I
End: Rua Xingu, nº 2
Tel: (22) 2528-0438

Unidade de Saúde da Família – OLARIA II
End: Rua Espírito Santo, Nº 9
Tel: (22) 2522-8302

Unidade de Saúde da Família – OLARIA III
End: Rua Augusto Nicolau Rodrigues, nº 59
Tel: (22) 2522-9103

Unidade de Saúde da Família – VARGINHA
End: Rua Francisco Lopes, Nº 178
Tel: (22) 2522-6552

Unidade de Saúde da Família - STUCKY
End: Estrada do Stucky, s/n.º
Tel: (22) 2519-4602

Unidade de Saúde da Família – CORDOEIRA
End: Rua Darcília dos Santos
Tel:2522-2448

Unidade de Saúde da Família – CONQUISTA
End: Estrada Albino de Sá Martins
Tel: 2542-3129

Unidade de Saúde da Família – TERRA NOVA
End: Conjunto Habitacional – Bloco 06
Tel:2522-6426

Unidade de Saúde da Família JOSÉ COPERTINO NOGUEIRA – SÃO GERALDO
End: Rua Antônio Augusto Reis, s/nº
Tel: (22) 2519-6091

Nova remessa chega nesta quinta

Uma nova remessa da vacina CoronaVac contra a Covid-19, com 131.110 doses para os 92 municípios do Estado do Rio,  deve chegar a Nova Friburgo nesta quinta-feira, 11. Mas essas doses já têm um público certo: nesta quinta e sexta serão imunizados os profissionais da saúde que compõem o grupo 5B. Este grupo é formado por profissionais da área da saúde acima de 18 anos, como assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, técnicos de laboratórios e terapeutas ocupacionais. 

As doses serão aplicadadas  das 14h às 20h na Policlínica Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. É obrigatória a apresentação de documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional ou documento comprobatório com documento com foto; carteira nacional de saúde (Cartão do SUS) e CPF. Para os educadores físicos, é necessário estar vinculado a um serviço de saúde. Profissionais como personal trainers ou que trabalhem com condicionamento físico, além de toda a documentação necessária, deverão comprovar vínculo com atividade da área da saúde apresentando o CNES, caso contrário, ainda não será imunizado nesta etapa.

Já para recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares e motoristas de ambulâncias, será necessário apresentar: a carteira de trabalho com vínculo ativo ou contracheque com documento com foto, carteira nacional de saúde (Cartão do SUS) e CPF. Quem não possuir o cartão do SUS poderá emiti-lo por meio do aplicativo Conect SUS ou fazer no local até as 17h.

A execução dos períodos de vacinação depende do abastecimento de novas doses da vacina pelo Ministério da Saúde. À medida que o município receber mais remessas de imunizantes, serão divulgados os próximos públicos, mas tudo dependerá das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.

Idosos na fila

Com relação aos idosos, que estão na fila de espera da vacina, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nova Friburgo tem mais de 40 mil pessoas com 60 anos ou mais e quase 20 mil com mais de 70 anos.

Como mostrou A VOZ DA SERRA na edição do fim de semana,  cidades vizinhas como Bom Jardim, Duas Barras e Cordeiro  saíram na frente e começaram a aplicar as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em seus idosos, inclusive em domicílio.

Transparência

A falta de uma lista nominal das pessoas que já foram imunizadas em Nova Friburgo tem gerado dúvidas e levantado questionamentos, sobretudo porque no final de janeiro o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) expediu uma recomendação para que o Governo do Estado divulgue a relação nominal dos vacinados contra o coronavírus nos municípios fluminenses.

Para que o Estado atenda ao MPRJ é necessário que o Executivo Municipal repasse esses dados ao Palácio Guanabara. O município de Búzios, na Região dos Lagos, por exemplo, divulga tais informações em seu site oficial, facilitando que qualquer pessoa tenha acesso à listagem completa, com o tipo de vacina e a identificação do imunizado.

De acordo com o boletim emitido pela prefeitura na noite da última segunda-feira, 8, desde 20 de janeiro, pelo menos 3.416 friburguenses já foram vacinados contra a Covid-19.

Questionada por A VOZ DA SERRA se estaria repassando essas informações ao Governo do Estado, a Prefeitura de Nova Friburgo informou em nota que “sim, existe uma relação nominal dos vacinados no município para fins de fiscalização e controle, pois é uma exigência da Secretaria Estadual de Saúde”. Indagada também sobre os motivos da não divulgação desses dados no Portal da Transparência, o governo municipal informou que “divulga diariamente uma relação quantitativa de vacinados no município, porém, o Ministério da Saúde, por meio do DataSUS, disponibiliza às secretarias estaduais e municipais de Saúde o modelo de divulgação de dados referentes à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, sem identificar o cidadão, respeitando o dispositivo da Lei 13.709, de 14 de agosto de 2018, conhecida como a Lei de Proteção de Dados Pessoais, além de acatar os artigos 16 e 21 do Código Civil Brasileiro”.

Além da recomendação do MPRJ, também há uma recomendação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro para que os municípios fluminenses respeitem os grupos prioritários na vacinação. Sobre isso, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “os critérios adotados pelo município seguem as normas e determinações estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde, inclusive os públicos-alvo para cada etapa e o cronograma”.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra