O prefeito Johnny Maycon visitou nesta segunda-feira, 11, ao lado do vereador José Roberto Folly, o andamento das obras do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, o Hospital do Câncer, na Ponte da Saudade. As obras foram retomadas pelo Governo do Estado no último dia 14 , com a presença do governador Cláudio Castro.
O atendimento da unidade será regional, beneficiando não só moradores de Nova Friburgo, como também de municípios vizinhos. A expectativa é que a obra, orçada em quase R$ 51 milhões, seja finalizada em um ano. O espaço terá 58 leitos, sendo dez de Terapia Intensiva e 48 de enfermaria, além de consultórios, laboratórios, centro cirúrgico, estacionamento e espaço para lazer.
As máquinas entraram em ação no terreno de aproximadamente 82.300 metros quadrados no próprio dia 14, mediante ordem dada pessoalmente pelo governador em visita à cidade. Ali, por muitos anos, funcionou o antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs), especializado na reabilitação de dependentes químicos.
Emotivo, Cláudio Castro revelou uma razão pessoal para priorizar esta obra, aguardada há tantos anos pelos friburguenses. "Poucos sabem, mas perdi minha mãe para o câncer ainda muito jovem. Ela com 28 anos de idade e eu uma criança com apenas 5. Por isso, poder retomar as obras do Hospital do Câncer tem um significado especial pra mim e ver a emoção nos olhos das pessoas ontem, em Nova Friburgo, foi uma bênção. Acredito que Deus me deu a oportunidade de pegar a minha história de vida e usar como combustível pra ajudar os outros na luta contra a doença que mais mata no mundo", postou o governador em redes sociais.
Diariamente, como já mostraram diversas reportagens de A VOZ DA SERRA, vans com pacientes e acompanhantes saem de Friburgo para “uma viagem cansativa em busca da cura”. Folly liderou o maior movimento, com milhares de assinaturas, pela retomada das obras do hospital, que levará o nome do pai do empresário friburguense Rogério Faria.
Relembre a novela da obra
O hospital já deveria estar funcionando desde 2016. Somente em maio passado, no entanto, foi anunciada a empresa que venceu a licitação para concluir as obras inacabadas: a MPE Engenharia e Serviços S/A, com sede no Rio de Janeiro. A licitação foi realizada dez anos depois do primeiro anúncio da construção do Hospital do Câncer em Nova Friburgo.
Em 2016, o Hospital Estadual de Oncologia de Nova Friburgo, previsto para atender cerca de 500 mil pessoas de toda a Região Serrana, deveria ter sido inaugurado, segundo anúncio do então governador Luiz Fernando Pezão. Esta foi a segunda data de inauguração. O ex-governador Sérgio Cabral havia prometido entregar o hospital em 2014.
Em 2012, o então governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, assumiu o compromisso de entregar ao município de Nova Friburgo uma unidade oncológica com 120 leitos, 10 UTIs, 30 leitos para tratamento infantil, além de três salas cirúrgicas e um Centro de Imagens. O prédio do antigo Cavs foi desapropriado pelo Governo do Estado. A Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) começou as obras de adaptação ainda em 2012, mas por pouco tempo. O governador pretendia inaugurar a unidade dois anos depois, ou seja, em 2014. Não foi inaugurada naquele ano nem nas gestões seguintes.
Deixe o seu comentário