Pré-Vestibular Social disponibiliza material didático na internet

Conteúdo pode ser acessado por estudantes matriculados ou não no curso do Cecierj
sexta-feira, 07 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Desde 2003, o Pré-Vestibular Social do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio (Cecierj), atende cerca de sete mil alunos, preparando-os para as provas de acesso às universidades. Por conta da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas, mas a equipe do projeto criou estratégias para estimular o aprendizado, entre elas a edição de mais de 170 vídeos com os conteúdos das aulas, além de áudios, resumos e material didático impresso, convertidos para o modelo PDF. Todo esse material está disponível gratuitamente, inclusive para estudantes que não estão matriculados no pré-vestibular social através da plataforma Google ClassRoom. Para ter acesso, basta entrar em http://classroom.google.com, fazer login com conta do Google e, na página “turmas”, clicar em participar de uma turma com o código do pré-vestibular social yvkvla6.

Segundo a coordenação do Cecierj, o conteúdo disponibilizado não é apenas uma revisão do ensino médio. É um material didático de treinamento específico para estudantes de pré-vestibular, nesse momento de isolamento social, que inclui, também, orientação acadêmica, explicações sobre as provas, dicas sobre o Enem e de como fazer a leitura correta de um edital, aprendizados essenciais para essas etapas desafiadoras. 

“Com orientação de não voltarmos às aulas presenciais, decidimos não abrir inscrição para o intensivo. Centralizamos, então, todo o conteúdo no Google ClassRoom, que é uma ferramenta que facilita essa organização”, explica o diretor do curso, Luiz Bento.

Em março, os mediadores e coordenadores de disciplina começaram a produzir vídeos semanais, que contam com tradução para libras, sobre os temas mais importantes para as provas, além de um vídeo semanal com dicas de como estudar em casa e se preparar para as provas. Todo esse material é convertido em áudio e acompanhado por um resumo para auxiliar quem têm acesso limitado à internet. Sempre que um material novo é postado no canal do YouTube, os alunos recebem um aviso pelo Telegram, que foi mais um canal de divulgação criado para o compartilhamento dos materiais didáticos do pré-vestibular social do Cecierj que tem hoje cerca de 4.100 alunos ativos de um total de sete mil matriculados. Thalia Guerreiro, de 18 anos, é uma dessas estudantes. Ela estuda no Polo de Nova Friburgo e disse que está sendo importante e essencial ter o conteúdo disponibilizado on-line: “As videoaulas, os materiais didáticos e o apoio dos professores têm sido uma grande ajuda para os alunos. O Pré-Vestibular Social do Cecierj ajuda de forma enriquecedora e gratuita os alunos que querem realizar o sonho de ingressar no Ensino Superior”, observa a jovem.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra