Praça Dermeval Barbosa mais charmosa com a floração do ipê-branco

Fenômeno acontece entre agosto e outubro e dura poucos dias, enquanto as espécies de outras cores colorem o ambiente por mais tempo
terça-feira, 31 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O ypê branco florido na praça (Foto: Marcelo Salomão)
O ypê branco florido na praça (Foto: Marcelo Salomão)

É inevitável passar pela Praça Dermeval Barbosa Moreira e não se deparar com a beleza do ipê-branco que está totalmente florido - dando um charme especial ao espaço. Com uma flor rara e também efêmera, não há quem não admire esta árvore-neve a contrastar na paisagem.

A floração do ipê-branco acontece entre agosto e outubro, e dura, em média, quatro dias, enquanto as espécies de outras cores (roxa e amarela), colorem o ambiente de uma semana a dez dias. Uma curiosidade sobre o ipê, é que ele já foi considerada árvore símbolo de nosso país. Porém, uma lei veio declarar o pau brasil como árvore a se tornar marco nacional. E nesta mesma lei a flor do ipê, ganhou o título de flor símbolo nacional do Brasil.

O ipê-branco, muito além de encantar com a beleza de suas flores brancas, tem propriedades medicinais. A descoberta realizada por estudos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na qual encontrou-se substâncias anti-inflamatórias e anti-hiperuricêmica (reduz as taxas elevadas de ácidos úricos) na planta capazes tratar gotas e inflamações.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra