Por que o Dia da Criança é comemorado em 12 de outubro

Data é particularmente importante para Friburgo: quem inventou foi um político da terra, o deputado federal Galdino do Valle Filho
sexta-feira, 09 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Galdino do Valle Filho
Galdino do Valle Filho

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs a criação do Dia da Criança inspirado em um evento ocorrido em 12 de outubro de 1923: o Congresso Sulamericano da Criança realizado no Rio de Janeiro, capital do país na época. Como o presidente Arthur Bernardes só aprovou a lei em novembro de 1924, o primeiro Dia das Crianças na data em que comemoramos atualmente só aconteceu em 1925. 

Essa data tem uma particularidade para Nova Friburgo pois quem introduziu essa novidade foi um político da terra, Galdino do Valle Filho. O parlamentar conseguiu a aprovação de seu projeto de lei instituindo essa data, 12 de outubro, comemorativa no calendário nacional como o Dia da Criança.

A lei não fazia tanto “sucesso” até que, em 1955, a empresa de produtos de higiene Johnson & Johnson e a fabricante de brinquedos Estrela criaram a “Semana do Bebê Robusto” — quem comprasse produtos das empresas podia enviar fotos de seu filho para participar do concurso "Bebê Johnson do Ano". O vencedor era premiado com exposição da criança em jornais e revistas além de um valor em dinheiro. 

O sucesso da promoção foi tanto que levou o comércio a aderir em massa, criar a Semana da Criança e ressuscitar a lei do deputado Galdino do Valle, mais de 30 anos depois de promulgada. Foi só então, depois desse boom, que o 12 de outubro virou dia de comprar presentes para a garotada.

Nessa data também é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, razão do feriado nacional decretado pelo então presidente João Figueiredo, em 1980. 

Vale ainda lembrar que, nesta mesma semana, também vamos celebrar o Dia do Professor, em 15 de outubro, quando destacamos os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. 

Dia das crianças mundo afora… 

De acordo com a cultura e tradição locais, cada país acabou escolhendo uma data diferente para comemorar o Dia das Crianças. Mas, pelo Fundo das Nações Unidas para a Crianças (Unicef), 20 de novembro é a data universal, dia em que a organização oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, que passou a estabelecer direitos aos pequenos em todo mundo. Segundo a ONU, a data é celebrada com o objetivo de conscientizar e lutar contra a exploração infantil. 

  • Alemanha: 20 de setembro 

  • Argentina: 2º domingo de agosto 

  • Espanha: 2º domingo de maio 

  • Estados Unidos: 1º domingo de junho 

  • Japão: 3 de março (meninas) 5 de maio (meninos)

  • Portugal: 1º de junho

  • Índia: 14 de novembro

  • Austrália: 4ª quarta-feira de outubro

  • México: 30 de abril

  • China: 1º de junho

  • Tailândia: 2º sábado de janeiro

  • Turquia: 23 de abril

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: