Mesmo com a desapropriação das instalações do antigo Colégio Nossa Senhora das Graças, em Olaria, determinada por decreto municipal na última quinta-feira, 18, o polo de ensino à distância (EAD) da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), continua funcionando no espaço. O polo, inaugurado em 29 de janeiro deste ano, é fruto de uma parceria entre as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo.
No polo são ofertados cinco cursos de graduação disponibilizados nesta modalidade: Administração (bacharelado), Pedagogia (licenciatura), História (licenciatura), Teologia (bacharelado), Filosofia (licenciatura e bacharelado) e, agora, também Música (licenciatura); além de cursos de extensão e pós-graduação, também oferecidos em EAD. O Vestibular UCP 2022.1, inclusive, já está com processo seletivo aberto, com inscrições até janeiro.
Qualquer mudança que seja feita pela Mitra de Nova Friburgo em relação ao endereço do polo EAD da UCP será divulgada, caso aconteça.
Os dois imóveis desapropriados pelo prefeito Johnny Maycon - um de propriedade da Mitra Diocesana de Nova Friburgo e o outro, do Centro Social Nossa Senhora das Graças - foram avaliados em R$ 7,38 milhões. As instalações foram declaradas de utilidade pública e passarão a abrigar uma escola municipal que, a pedido da comunidade de Olaria, poderá vir a se chamar Monsenhor Mielli, em homenagem ao seu fundador, que completaria 100 anos no ano que vem.
O espaço conta com um prédio de três pavimentos e área esportiva com três quadras de esportes, uma quadra coberta, auditório, palco, camarim, salas de aulas arejadas, espaço para circulação, acessibilidade, espaço para atividades extracurriculares, cozinha, cantina e refeitório, totalizando uma área útil de mais de quatro mil metros quadrados.
O Colégio Nossa Senhora das Graças fechou as portas no início de 2016, após 57 anos de atividades. Em nota, a Diocese de Nova Friburgo explicou na época que o encerramento se deveu a motivos financeiros, ao baixo número de inscritos para aquele ano letivo, e ao crítico cenário econômico vivenciado pelo país, entre outros aspectos.
Deixe o seu comentário