Polo de ensino à distância da Católica de Petrópolis continua nas instalações do Graças

Mesmo com desapropriação do espaço pelo município, para virar escola, UCP segue ofertando cursos EAD
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A fachada do colégio (Arquivo AVS)
A fachada do colégio (Arquivo AVS)

Mesmo com a desapropriação das instalações do antigo Colégio Nossa Senhora das Graças, em Olaria, determinada por decreto municipal na última quinta-feira, 18, o polo de ensino à distância (EAD) da Universidade Católica de Petrópolis (UCP),  continua funcionando no espaço. O polo,  inaugurado em 29 de janeiro deste ano, é fruto de uma parceria entre as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo. 

No polo são ofertados cinco cursos de graduação disponibilizados nesta modalidade: Administração (bacharelado), Pedagogia (licenciatura), História (licenciatura), Teologia (bacharelado), Filosofia (licenciatura e bacharelado) e, agora, também Música (licenciatura); além de cursos de extensão e pós-graduação, também oferecidos em EAD. O Vestibular UCP 2022.1, inclusive, já está com processo seletivo aberto, com inscrições até janeiro.

Qualquer mudança que seja feita pela Mitra de Nova Friburgo em relação ao endereço do polo EAD da UCP será divulgada, caso aconteça.

Os dois imóveis desapropriados pelo prefeito Johnny Maycon - um de propriedade da Mitra Diocesana de Nova Friburgo e o outro, do Centro Social Nossa Senhora das Graças - foram avaliados em R$ 7,38 milhões. As instalações foram declaradas de utilidade pública e passarão a abrigar uma escola municipal que, a pedido da comunidade de Olaria, poderá vir a se chamar Monsenhor Mielli, em homenagem ao seu fundador, que completaria 100 anos no ano que vem.

O espaço conta com um prédio de três pavimentos e área esportiva com três quadras de esportes, uma quadra coberta, auditório, palco, camarim, salas de aulas arejadas, espaço para circulação, acessibilidade, espaço para atividades extracurriculares, cozinha, cantina e refeitório, totalizando uma área útil  de mais de quatro mil metros quadrados.

O Colégio Nossa Senhora das Graças fechou as portas no início de 2016, após ‭ ‬57‭ ‬anos de atividades. Em nota, a Diocese de Nova Friburgo explicou na época que o encerramento se deveu a motivos financeiros,‭ ao baixo número de inscritos para aquele ano letivo, e ao crítico cenário econômico vivenciado pelo‭ ‬país,‭ ‬entre outros aspectos.‭

 

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação