Poda na Praça Getúlio Vargas: intervenções foram feitas em 11 árvores

Por causa da operação no domingo de manhã, trânsito no entorno precisou ser interditado
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O trânsito interditado para a poda (Fotos: Henrique Pinheiro)
O trânsito interditado para a poda (Fotos: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo e 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros promoveram no último domingo, 21, uma operação conjunta para a poda dos galhos de eucaliptos e demais árvores da Praça Getúlio Vargas. Ao todo, 11 árvores foram identificadas com necessidade de corte de galhos por uma equipe técnica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Devido a operação, o trânsito de veículos no entorno da praça precisou ser interditado. A tradicional feirinha de artesanato que acontece na praça aos fins de semana foi remanejada para a alameda junto à pista do lado par. 

A poda foi realizada pelos bombeiros com o caminhão plataforma adquirido pela prefeitura para manejo de árvores, que tem alcance de 20 metros de altura. Os demais equipamentos também foram fornecidos pela prefeitura. De acordo com a concessionária de energia elétrica Energisa, não houve necessidade de interromper o fornecimento, mas funcionários da empresa acompanharam a ação para atender qualquer necessidade eventual. 

Para evitar acidentes com galhos e garantir a mobilidade do caminhão plataforma, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) orientou os motoristas a evitarem estacionar seus veículos nas vias paralelas à praça, a partir da noite do sábado, 20. No domingo, durante a operação de poda, agentes de trânsito fizeram o desvio do tráfego de veículos na via lateral à praça, no sentido Avenida Alberto Braune, para a Rua Augusto Spinelli. Assim que terminou a poda da primeira árvore, na altura do shopping Castelinho, a pista foi liberada. Após essa intervenção, a poda foi realizada do outro lado da praça, onde o tráfego ficou fechado, com acesso apenas para moradores, enquanto durar a atividade. 

A intervenção foi necessária para garantir mais segurança aos pedestres e motoristas que circulam pelo entorno da praça. Em dias de vento e chuva forte, galhos costumam cair no local, podendo ocasionar acidentes, como o ocorrido recentemente com um ônibus da linha Conselheiro Paulino-Olaria, que teve pequenas avarias com a queda de um galho ao passar pela via lateral à praça.  

Inicialmente, o trabalho estava previsto para ocorrer no último dia 7, mas as condições meteorológicas não permitiram. A operação foi conduzida nos moldes das ações realizadas nos últimos dois anos. Uma reunião de planejamento prévio foi realizada no final de outubro e alinhou detalhes com setores envolvidos. Estiveram presentes representantes da Fundação Dom João VI e Grupo de Trabalho do TAC da Praça, secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Defesa Civil, Ordem e Mobilidade, Serviços Públicos, Subsecretaria de Comunicação, Guarda Civil Municipal, além da concessionária Energisa e 11º BPM.

Poda de galhos também na Rua Eugênio Muller 

Depois da operação de poda de galhos na Praça Getúlio Vargas, ontem, 22, teve início uma intervenção semelhante na Rua Prefeito José Eugênio Muller (a rua do Senai), também no Centro, realizada pela prefeitura em parceria com a concessionária de energia elétrica Energisa. Até amanhã, 24, serão cortados galhos de árvores ao longo da via para evitar possíveis danos à rede elétrica. Para tanto, a operação está sendo realizada por etapas. A cada dia um quarteirão é interditado para o corte dos galhos que cresceram sobre a fiação aérea da rua. O tráfego e o estacionamento de veículos serão interditados a partir das 7h nos respectivos dias.      Ontem, a intervenção ocorreu no trecho entre o Senai e a esquina com a Rua Augusto Cardoso; hoje, 23, a operação de poda está prevista no trecho entre as ruas Augusto Cardoso e Dante Laginestra; e amanhã, 24, entre as ruas Dante Laginestra e Ernesto Brasílio.  

 

 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra