Placas Mercosul poderão voltar a ter identificação de estados e municípios

Objetivo do projeto de lei é facilitar a fiscalização e levantamentos turísticos
sexta-feira, 21 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Joa Souza/Shutterstock)
(Foto: Joa Souza/Shutterstock)

Tramita no Congresso Nacional uma proposta que defende que as placas de veículos no Brasil voltem a exibir o estado e o município onde o veículo está registrado no Detran. O projeto de lei 3.214/2023, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se for aprovada, a matéria seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O autor da proposta diz que informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito e de segurança pública. As informações não constam nas novas placas no padrão Mercosul, que exibem somente a identificação “Brasil”.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, defende o senador Esperidião Amin. Dessa forma, ele espera que veículos roubados, furtados, irregulares ou envolvidos em ações criminosas sejam identificados com mais facilidade.

Outro ponto defendido pelo autor da nova lei é o “senso de identidade regional e pertencimento”. O senador destaca que algumas leis de trânsito são regionais, e uma placa com identificação poderá evitar acidentes decorrentes da não familiaridade. Regiões turísticas também poderão usar as identificações para o levantamento de estatísticas de visitantes, defende o autor.

Placa Mercosul

O Brasil implementou o padrão Mercosul para identificação de veículos em 2018, mas alguns países o utilizam a mais tempo. O Uruguai, por exemplo, adotou a placa em 2015, enquanto a Argentina começou a incorporá-la em 2016.

A placa Mercosul também se tornou padrão no Uruguai, Paraguai (membros do Mercosul), Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname (associados ao Mercosul). (Fonte: AutoEsporte)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: