Pista Swian Zanoni recebe primeiras intervenções para o retorno do motocross

Recuperação do espaço é um sonho antigo, que passou por inúmeras promessas e pouquíssimas ações
quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
por Vinicius Gastin
Máquinas atuam no espaço que será novamente destinado à pista de motocross
Máquinas atuam no espaço que será novamente destinado à pista de motocross

As máquinas na pista empolgam. E já permitem projetar que, num futuro breve, elas serão substituídas novamente pelas motos e por arquibancadas repletas de amantes da velocidade, que poderão ter a oportunidade de novamente desfrutar das competições de motocross em Nova Friburgo.

Embora ainda não seja possível definir uma data para a conclusão das intervenções em Conquista, no distrito de Campo do Coelho, os trabalhos para a reconstrução da Pista Swian Zanoni já foram iniciados. A limpeza e adequação do terreno, através de tratores e outras máquinas, são os primeiros passos.

A recuperação do espaço é um sonho antigo, que passou por inúmeras promessas e pouquíssimas ações. O sonho começou a se tornar um pouco mais real a partir do final de julho, quando representantes da Federação de Motocross e de Motociclismo do Rio de Janeiro visitaram a pista de motocross, juntamente com Eduardo Mastrângelo, o Cabritinha, um dos grandes entusiastas da modalidade em Nova Friburgo.

Num segundo momento, Paulo Monteiro, da Federação Estadual, será o responsável por fazer a homologação do espaço, para que tudo fique em conformidade com todas as legislações pertinentes.

Outro passo importante foi uma reunião recente com o secretário municipal de Esportes e Lazer, João Victor Duarte, com as participações do coordenador operacional da pasta, Thayan Carestiato, Cabritinha e Dayviane Garcia, representando a deputada estadual Adriana Balthazar e o deputado federal Paulo Ganime.

Além da reativação da pista, foi debatida novamente a realização do campeonato estadual de motocross, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foram discutidos os custos dos projetos e a importância das parcerias para incentivar o esporte, o turismo, a economia e ações sociais.

O evento inaugural da Pista Swian Zanoni aconteceu nos dias 21 e 22 de março de 2009, com a abertura do Campeonato Carioca de Motocross e a participação de cerca de 300 pilotos de todo o estado. A estrutura, a nível de competição nacional, contava com arquibancada montada para 20 mil pessoas, área de boxe - até então vista somente em Indaiatuba-SP.

Em julho de 2017, o espaço, em Conquista, foi desmanchado para a construção de um estacionamento do Ceasa, gerando revolta nos usuários da pista e fãs da modalidade, fazendo crescer o movimento pela busca de um novo local.

Desde então teve início a mobilização para a construção de uma nova pista na cidade. A Prefeitura de Nova Friburgo, na gestão do ex-prefeito Renato Bravo, se comprometeu em doar um novo terreno e construir um motódromo definitivo na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), próximo à entrada para o Cardinot. O espaço passou pelo processo de aterramento no pós-tragédia, mas pertence ao Governo do Estado do Rio e está à disposição da Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), responsável pela construção do Parque Industrial da região. No entanto, não houve avanços na tratativa com o Estado para a liberação do espaço.

 

 

LEIA MAIS

Local recebeu grandes eventos da modalidade ao longo de sua história

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Motocross