Pesquisa inédita revela que 72% das empresas vivem ambiente de incertezas

Quase 200 CNPJs de Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Cabo Frio foram consultados; 69% ainda não enxergam volta à normalidade
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Cena corriqueira em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Cena corriqueira em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Uma pesquisa inédita, realizada junto a quase 200 empresas de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Cabo Frio, mostrou pela primeira vez os impactos negativos da pandemia de Covid-19 no setor produtivo das principais cidades das regiões Serrana e dos Lagos.

Os resultados mostram, por exemplo, que 46% das empresas foram obrigadas a parar  suas atividades por mais de 30 dias e mais de 70% tiveram uma redução de 25% ou mais em suas receitas.

De todas as empresas consultadas, 61% tomaram medidas de contenção de gastos como programas de corte de custos e 38% reduziram o quadro de colaboradores.

Outro dado impressionante: 88% das empresas não consideram viável ou consideram viável apenas parcialmente o trabalho remoto em home-office, enquanto 64% acreditam que seus clientes vão mudar definitivamente seu padrão de consumo.

O pessimismo se mostra dominante: em relação ao retorno das atividades, 69% das empresas ainda não enxergam um prazo para o restabelecimento da normalidade de suas operações, e 45% consideram que será necessário mais de um ano para o retorno ao momento pré-Covid-19.

Todo esse quadro resulta num ambiente de incertezas para 72% das empresas. Apenas 19% apostam na retomada econômica.

A pesquisa foi realizada pela People and Business Solutions (PBS Brasil), a pedido da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), a Associação Comercial Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis (Sincomércio).

O objetivo é  obter uma base de dados ampla para o ambiente de negócios e auxiliar no processo de tomada de decisão, planejamento e gestão das empresas.

A consulta foi feita entre 16 de junho e 28 de julho. A intenção é repeti-la periodicamente, a fim de dar visibilidade sobre a situação do setor produtivo.

 A pesquisa completa está disponível no site da Acianf: www.acianf.com.br.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra