Parque Tecnológico da Região Serrana é apresentado ao ministro da Ciência e Tecnologia

Já com com 170 empresas, Serratec pretende impulsionar crescimento tecnológico no estado
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O ministro Marcos Pontes ficou entusiasmado com o Serratec que reúne atualmente 170 empresas (Divulgação)
O ministro Marcos Pontes ficou entusiasmado com o Serratec que reúne atualmente 170 empresas (Divulgação)

Apresentado ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em Brasília, o projeto Serratec (Parque Tecnológico da Região Serrana) tem como objetivo impulsionar o crescimento do setor de tecnologia no Estado do Rio. O sucesso da iniciativa Serratec chamou a atenção do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes.

Em reunião na última quinta-feira, 6, em Brasília, o ministro, juntamente com o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, recebeu representantes do Serratec, do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Mercoserra para tratar do projeto que prevê a expansão da indústria de tecnologia na serra do Rio de Janeiro.

Segundo o presidente do Serratec, Marcelo Carius, a visita serviu para apresentar os projetos em andamento, principalmente, a residência de software. “Há um grande déficit de profissionais especializados para o setor de tecnologia, não apenas na Região Serrana, mas em todo o Brasil, impedindo nosso país de avançar neste segmento. O que temos feito em termos de qualificação profissional em tecnologia da informação, aliando educação, empreendedorismo e geração de emprego e renda, utilizando um formato ágil, que atende as demandas de mercado e dá oportunidades principalmente aos jovens, sensibilizou o ministro Marcos Pontes e o secretário Paulo Alvim.

A residência de software é uma realidade e já começa a mudar a nossa região. Esperamos que este modelo possa inspirar outras iniciativas, contribuindo para o nosso desenvolvimento como país”, afirmou o empresário. Carius pontuou ainda que o contato com ministro é importante para dar maior visibilidade ao Serratec e ao momento que o setor de TI vive na Região Serrana, já que, segundo ele, os empresários têm tomado a frente e se empenhado para alavancar projetos com o objetivo de mudar o ambiente de negócios do Rio e desfazer a sensação de terra árida criada nos últimos anos.

O presidente da representação regional serrana da Firjan, Júlio Talon, ressaltou os avanços feitos e as oportunidades promissoras do setor de tecnologia na Região Serrana. “As parcerias estabelecidas entre as diversas entidades contribuíram para alcançarmos o sucesso no programa de residência em software, gerando profissionais qualificados para atender à crescente demanda do setor. O Senai é um grande parceiro que contribui enormemente nesta formação qualificada”, garantiu.

Atualmente, o Serratec conta com 170 empresas e cerca de três mil funcionários. Em 2019, foram movimentados cerca de R$ 550 milhões no setor, em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A projeção é que até 2021 o faturamento chegue a R$ 715 milhões e 630 novos desenvolvedores sejam formados na região. Para outras informações, acesse serratec.org.

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios