Papa nomeia uma mulher para dirigir um departamento no Vaticano

Irmã Simona Brambilla é a primeira prefeita de um “dicastério”, órgão que supervisiona as ordens religiosas da Igreja
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Vaticano news)
(Foto: Vaticano news)

O Papa Francisco deu mais um passo significativo para ampliar a liderança feminina na Igreja Católica ao nomear, na segunda-feira, 6, a irmã Simona Brambilla como prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Esta é a primeira vez que uma mulher assume a liderança de um dicastério do Vaticano, responsável por supervisionar todas as ordens religiosas da Igreja.

A decisão histórica foi confirmada pelo Vaticano, que destacou: “A Irmã Simona Brambilla é a primeira prefeita mulher no Vaticano”. Embora mulheres já tenham ocupado posições de destaque, nunca antes haviam liderado um dicastério, que integra a Cúria Romana, órgão central de governança da Igreja Católica.

O Papa também nomeou como co-líder do órgão, o cardeal Ángel Fernández Artime, salesiano. No entanto, a irmã Brambilla será listada oficialmente como prefeita, enquanto Fernández assumirá o papel de "pro-prefeito", garantindo que as exigências teológicas para a celebração de missas sejam cumpridas, já que apenas homens podem exercer funções sacramentais.

A irmã Brambilla, de 59 anos, é missionária da Consolata e trabalhou como enfermeira em Moçambique. Atuou como superiora geral da sua Ordem, de 2011 a 2023, antes de ser nomeada secretária do dicastério no ano passado. Sua nomeação só foi possível graças à reforma da constituição da Santa Sé, em 2022, feita por Francisco, que permitiu a leigos, incluindo mulheres, assumir cargos de liderança na Igreja.

Segundo a agência Associated Press, durante o pontificado de Francisco, houve um aumento significativo da presença feminina no Vaticano, passando de 19,3% em 2013 para 23,4% atualmente. Entretanto, o Papa mantém a proibição de mulheres no sacerdócio e freou expectativas de que possam ser ordenadas como diaconisas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: