Outubro Rosa: eventos orientam mulheres sobre prevenção

Ações têm o objetivo de conscientizar as mulheres em situação de violação de direitos e promover empoderamento e esclarecimentos
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Outubro Rosa: eventos orientam mulheres sobre prevenção

Nos próximos sábados, 23 e 30, o Rotary Club de Nova Friburgo e a universidade Estácio de Sá promoverão o evento “Ativismo no Outubro Rosa”. O primeiro, dia 23, acontecerá na própria universidade, no bairro Braunes e, para facilitar o acesso, a Faol disponibilizará um microônibus na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas, para o transporte dos interessados em participar. O segundo sábado de evento, dia 30, acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito de Campo do Coelho. Ambos, das 9h às 13h.

Haverá palestras e rodas de conversas sobre diversos temas, além de ofertas de serviços, como aferição de glicose e pressão arterial, além de atendimentos individuais nas áreas de Psicologia, Direito, Nutrição e estética. “Atendimentos principalmente com orientações para o combate à violência institucional, porque muitas mulheres precisam de medicamentos, exames e cirurgias”, explicou Rosângela Cassano, que é rotariana, coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assitência Social (Creas) e membra da Comissão da Mulher da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Nova Friburgo (OAB).

De acordo com Rosângela, “o intuito é promover também o fortalecimento social das famílias, neste mês de conscientização da saúde feminina. Quem tiver pendência ou dúvida, poderá utilizar os serviços”, explica ela. Além do Rotary e da  Estácio, os eventos são providos pela OAB, Federação das Indústrias (Firjan), secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, Associação de Mulheres Mastectomizadas (Amma), entre outros parceiros.

Mês de conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A prefeitura tem realizado ações de conscientização e prevenção para o combate ao câncer de mama e outras enfermidades femininas, entre eles, mutirões de atendimentos nas unidades de saúde e na maternidade, onde foram realizados preventivos, solicitações de mamografia, orientações sobre autoexame e ultrassonografias das mamas. Segundo a prefeitura, também foram feitos os mesmos atendimentos, através do ônibus da saúde, no Rui Sanglard, para mulheres de 50 a 69 anos. 

A mamografia de rastreamento é um importante exame para a detecção precoce do câncer de mama e é recomendada pelo Ministério da Saúde na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. De acordo com a prefeitura, quem tiver com um encaminhamento para o exame deve comparecer à unidade mais próxima de sua residência para agendar o exame.  Os exames são feitos em clínicas particulares credenciadas.

A prefeitura informou ainda que tem uma cota mensal anual dos procedimentos, determinada no momento da licitação e que, hoje, não há fila de espera para marcação para mulheres entre 50 e 59 anos. “Hoje, 50 mulheres fora da faixa etária de rastreio esperam pela marcação da mamografia. Uma espera de cerca de um mês”. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde