Outubro Rosa: eventos orientam mulheres sobre prevenção

Ações têm o objetivo de conscientizar as mulheres em situação de violação de direitos e promover empoderamento e esclarecimentos
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Outubro Rosa: eventos orientam mulheres sobre prevenção

Nos próximos sábados, 23 e 30, o Rotary Club de Nova Friburgo e a universidade Estácio de Sá promoverão o evento “Ativismo no Outubro Rosa”. O primeiro, dia 23, acontecerá na própria universidade, no bairro Braunes e, para facilitar o acesso, a Faol disponibilizará um microônibus na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas, para o transporte dos interessados em participar. O segundo sábado de evento, dia 30, acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito de Campo do Coelho. Ambos, das 9h às 13h.

Haverá palestras e rodas de conversas sobre diversos temas, além de ofertas de serviços, como aferição de glicose e pressão arterial, além de atendimentos individuais nas áreas de Psicologia, Direito, Nutrição e estética. “Atendimentos principalmente com orientações para o combate à violência institucional, porque muitas mulheres precisam de medicamentos, exames e cirurgias”, explicou Rosângela Cassano, que é rotariana, coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assitência Social (Creas) e membra da Comissão da Mulher da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Nova Friburgo (OAB).

De acordo com Rosângela, “o intuito é promover também o fortalecimento social das famílias, neste mês de conscientização da saúde feminina. Quem tiver pendência ou dúvida, poderá utilizar os serviços”, explica ela. Além do Rotary e da  Estácio, os eventos são providos pela OAB, Federação das Indústrias (Firjan), secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, Associação de Mulheres Mastectomizadas (Amma), entre outros parceiros.

Mês de conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A prefeitura tem realizado ações de conscientização e prevenção para o combate ao câncer de mama e outras enfermidades femininas, entre eles, mutirões de atendimentos nas unidades de saúde e na maternidade, onde foram realizados preventivos, solicitações de mamografia, orientações sobre autoexame e ultrassonografias das mamas. Segundo a prefeitura, também foram feitos os mesmos atendimentos, através do ônibus da saúde, no Rui Sanglard, para mulheres de 50 a 69 anos. 

A mamografia de rastreamento é um importante exame para a detecção precoce do câncer de mama e é recomendada pelo Ministério da Saúde na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. De acordo com a prefeitura, quem tiver com um encaminhamento para o exame deve comparecer à unidade mais próxima de sua residência para agendar o exame.  Os exames são feitos em clínicas particulares credenciadas.

A prefeitura informou ainda que tem uma cota mensal anual dos procedimentos, determinada no momento da licitação e que, hoje, não há fila de espera para marcação para mulheres entre 50 e 59 anos. “Hoje, 50 mulheres fora da faixa etária de rastreio esperam pela marcação da mamografia. Uma espera de cerca de um mês”. 

 

LEIA MAIS

Em casos de resultado positivo, o tratamento é integralmente oferecido pelo SUS

No Brasil, estima-se que existam 920 mil pessoas vivendo com o virus HIV

Será aplicada a primeira dose em adolescentes a partir de 12 anos e em adultos a partir dos 18

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde