Nos próximos sábados, 23 e 30, o Rotary Club de Nova Friburgo e a universidade Estácio de Sá promoverão o evento “Ativismo no Outubro Rosa”. O primeiro, dia 23, acontecerá na própria universidade, no bairro Braunes e, para facilitar o acesso, a Faol disponibilizará um microônibus na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas, para o transporte dos interessados em participar. O segundo sábado de evento, dia 30, acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito de Campo do Coelho. Ambos, das 9h às 13h.
Haverá palestras e rodas de conversas sobre diversos temas, além de ofertas de serviços, como aferição de glicose e pressão arterial, além de atendimentos individuais nas áreas de Psicologia, Direito, Nutrição e estética. “Atendimentos principalmente com orientações para o combate à violência institucional, porque muitas mulheres precisam de medicamentos, exames e cirurgias”, explicou Rosângela Cassano, que é rotariana, coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assitência Social (Creas) e membra da Comissão da Mulher da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Nova Friburgo (OAB).
De acordo com Rosângela, “o intuito é promover também o fortalecimento social das famílias, neste mês de conscientização da saúde feminina. Quem tiver pendência ou dúvida, poderá utilizar os serviços”, explica ela. Além do Rotary e da Estácio, os eventos são providos pela OAB, Federação das Indústrias (Firjan), secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, Associação de Mulheres Mastectomizadas (Amma), entre outros parceiros.
Mês de conscientização sobre o câncer de mama
O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A prefeitura tem realizado ações de conscientização e prevenção para o combate ao câncer de mama e outras enfermidades femininas, entre eles, mutirões de atendimentos nas unidades de saúde e na maternidade, onde foram realizados preventivos, solicitações de mamografia, orientações sobre autoexame e ultrassonografias das mamas. Segundo a prefeitura, também foram feitos os mesmos atendimentos, através do ônibus da saúde, no Rui Sanglard, para mulheres de 50 a 69 anos.
A mamografia de rastreamento é um importante exame para a detecção precoce do câncer de mama e é recomendada pelo Ministério da Saúde na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. De acordo com a prefeitura, quem tiver com um encaminhamento para o exame deve comparecer à unidade mais próxima de sua residência para agendar o exame. Os exames são feitos em clínicas particulares credenciadas.
A prefeitura informou ainda que tem uma cota mensal anual dos procedimentos, determinada no momento da licitação e que, hoje, não há fila de espera para marcação para mulheres entre 50 e 59 anos. “Hoje, 50 mulheres fora da faixa etária de rastreio esperam pela marcação da mamografia. Uma espera de cerca de um mês”.
Deixe o seu comentário