Outubro Rosa: este ano não haverá caminhada, mas está prevista carreata

Mulheres de todo o estado podem fazer mamografias gratuitamente no programa Rio Imagem. Basta ter uma solicitação do SUS
quinta-feira, 08 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Outubro Rosa: este ano não haverá caminhada, mas está prevista carreata

Conforme já divulgado, neste mês celebra-se o Outubro Rosa, período dedicado à conscientização das mulheres e da sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero também. No entanto, devido a pandemia mundial do coronavírus, algumas atividades, como a tradicional caminhada rosa, realizada sempre no último sábado de outubro, não poderá acontecer.

Mas a Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma) não vai deixar o Outubro Rosa passar despercebido. Seguindo a linha do ‘novo normal’, a entidade está promovendo uma série de ações virtuais através de sua página no Facebook (Amma Nova Friburgo), com a divulgação de informações relevantes sobre o tema e de lives que abordam o assunto.

Como não haverá a caminhada, a ideia da associação é promover uma carreata no próximo dia 31 (último sábado do mês), mantendo-se o distanciamento social sem deixar de promover a ação. A organização ainda aguarda autorização da prefeitura para realizar o evento. Além disso, a Amma também preparou uma novidade para a campanha do Outubro Rosa 2020. Ao invés de confeccionar as tradicionais camisas para angariar fundos para a associação, neste ano estão sendo vendidas máscaras de barreira na cor rosa, com a logo da entidade.

Cada acessório custa R$ 4, no entanto, na compra do kit com quatro máscaras, cada uma sai a R$ 3. As vendas estão sendo feitas na sede da Amma, que fica na Rua Mato Grosso (em frente ao Nova Friburgo Country Clube), e no bazar da Amma, localizado na Travessa Eugênio Thurler (em frente á antiga Rodoviária Leopoldina), sempre das 13h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (22) 2526-5104 / 2526-5322.

A importância da conscientização

O Outubro Rosa é apenas uma campanha e para que surta algum efeito é necessário que as mulheres se conscientizem sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e, mais ainda, que o poder público ofereça meios para que essa mulher faça o acompanhamento necessário e realize os exames indicados.

Nesse sentido, A VOZ DA SERRA também procurou a Prefeitura de Nova Friburgo para saber o que tem sido feito no município para o combate ao câncer de mama. De acordo com nota enviada à nossa redação, não será realizada nenhuma ação específica em alusão ao Outubro Rosa este ano, no entanto, “a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve durante todo o ano ações de orientação individual, com incentivo ao auto exame das mamas e, quando indicado pelos médicos, os exames de mamografia também”. 

Ainda de acordo com o Governo Municipal, “a solicitação de mamografias pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A mamografia clínica (quando se identifica alguma alteração no exame clínico) é solicitada pelo profissional médico. Já a mamografia de rastreamento pode ser solicitada também por enfermeiros. A mamografia de rastreamento é solicitada às mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinal clínico. O exame é realizado em clínicas conveniadas e não há fila de espera”.  

Mamografia gratuita no Rio

O programa Rio Imagem, por meio da Secretaria estadual de Saúde (SES), oferece durante todo este mês o exame de mamografia para todas as mulheres do Estado do Rio na faixa etária de 50 a 69 anos. As mulheres interessadas em fazer o exame devem comparecer à unidade de saúde de segunda a sábado, das 8h às 17h, com um encaminhamento médico proveniente de hospital público (SUS). Não há a necessidade de agendamento. O serviço, no entanto, é oferecido na sede do Rio Imagem, no centro da capital. 

O exame da mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos (resultado negativo para câncer em pacientes com câncer) e também de falsos-positivos (resultado positivo para câncer em pacientes sem câncer), o que gera exposição desnecessária à radiação e a necessidade de realização de mais exames.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde