Conforme já divulgado, neste mês celebra-se o Outubro Rosa, período dedicado à conscientização das mulheres e da sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero também. No entanto, devido a pandemia mundial do coronavírus, algumas atividades, como a tradicional caminhada rosa, realizada sempre no último sábado de outubro, não poderá acontecer.
Mas a Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma) não vai deixar o Outubro Rosa passar despercebido. Seguindo a linha do ‘novo normal’, a entidade está promovendo uma série de ações virtuais através de sua página no Facebook (Amma Nova Friburgo), com a divulgação de informações relevantes sobre o tema e de lives que abordam o assunto.
Como não haverá a caminhada, a ideia da associação é promover uma carreata no próximo dia 31 (último sábado do mês), mantendo-se o distanciamento social sem deixar de promover a ação. A organização ainda aguarda autorização da prefeitura para realizar o evento. Além disso, a Amma também preparou uma novidade para a campanha do Outubro Rosa 2020. Ao invés de confeccionar as tradicionais camisas para angariar fundos para a associação, neste ano estão sendo vendidas máscaras de barreira na cor rosa, com a logo da entidade.
Cada acessório custa R$ 4, no entanto, na compra do kit com quatro máscaras, cada uma sai a R$ 3. As vendas estão sendo feitas na sede da Amma, que fica na Rua Mato Grosso (em frente ao Nova Friburgo Country Clube), e no bazar da Amma, localizado na Travessa Eugênio Thurler (em frente á antiga Rodoviária Leopoldina), sempre das 13h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (22) 2526-5104 / 2526-5322.
A importância da conscientização
O Outubro Rosa é apenas uma campanha e para que surta algum efeito é necessário que as mulheres se conscientizem sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e, mais ainda, que o poder público ofereça meios para que essa mulher faça o acompanhamento necessário e realize os exames indicados.
Nesse sentido, A VOZ DA SERRA também procurou a Prefeitura de Nova Friburgo para saber o que tem sido feito no município para o combate ao câncer de mama. De acordo com nota enviada à nossa redação, não será realizada nenhuma ação específica em alusão ao Outubro Rosa este ano, no entanto, “a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve durante todo o ano ações de orientação individual, com incentivo ao auto exame das mamas e, quando indicado pelos médicos, os exames de mamografia também”.
Ainda de acordo com o Governo Municipal, “a solicitação de mamografias pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A mamografia clínica (quando se identifica alguma alteração no exame clínico) é solicitada pelo profissional médico. Já a mamografia de rastreamento pode ser solicitada também por enfermeiros. A mamografia de rastreamento é solicitada às mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinal clínico. O exame é realizado em clínicas conveniadas e não há fila de espera”.
Mamografia gratuita no Rio
O programa Rio Imagem, por meio da Secretaria estadual de Saúde (SES), oferece durante todo este mês o exame de mamografia para todas as mulheres do Estado do Rio na faixa etária de 50 a 69 anos. As mulheres interessadas em fazer o exame devem comparecer à unidade de saúde de segunda a sábado, das 8h às 17h, com um encaminhamento médico proveniente de hospital público (SUS). Não há a necessidade de agendamento. O serviço, no entanto, é oferecido na sede do Rio Imagem, no centro da capital.
O exame da mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos (resultado negativo para câncer em pacientes com câncer) e também de falsos-positivos (resultado positivo para câncer em pacientes sem câncer), o que gera exposição desnecessária à radiação e a necessidade de realização de mais exames.
Deixe o seu comentário