Ocupação de hotéis melhora, mas ainda pouco abaixo da média

Pesquisa da ABIH-RJ mostra Nova Friburgo com 88,4% de quartos reservados nesses feriadões de abril
quarta-feira, 20 de abril de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Turistas no Teleférico (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Turistas no Teleférico (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Nos primeiros feriadões sem máscaras contra a Covid-19, Nova Friburgo está com ocupação hoteleira de 88,4%, índice bem próximo da média estadual, que é 90,26%. A pesquisa foi feita nos principais destinos turísticos do Estado do Rio pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) considerando três feriados neste mês de abril: o carnaval carioca de 21 a 24; Tiradentes (21) e São Jorge (23). 

De acordo com a ABIH-Rio, o maior índice de ocupação é registrado em Arraial do Cabo (96,8%), seguido de Cabo Frio (93,5%) e Búzios (93,4%). Também acima da média estão Paraty (92%); Itatiaia/Penedo (91,5%); Macaé (91,5%); Miguel Pereira (91,4%); Teresópolis (91%); e Angra dos Reis (90%). 

Petrópolis está com 80,2% de seus hotéis e pousadas ocupados- abaixo, portanto, de Friburgo. Também abaixo da média estão Vassouras (88,7%), Valença/Conservatória (88,1%) e Rio das Ostras (87,2%).

Na serra para repor as energias

O secretário de Turismo de Nova Friburgo, Renan Alves, considera o número positivo. “Acredito que, com o carnaval na capital, muitos turistas com desejo de descansar subirão a serra para repor as energias e desfrutar do clima frio e hospitaleiro que a nossa cidade oferece”, disse.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, somente durante a Páscoa a ocupação esteve em 76%. "Vejo com bons olhos a movimentação na cidade durante o último feriado. A ocupação hoteleira alcançou números positivos, o que nos faz ter perspectivas ainda melhores sobre os próximos feriados e a alta temporada”, disse o secretário, destacando o grande movimento registrado em shows inéditos como o de Zé Ramalho, no Festival de Churros, nas ruas, nos shoppings e nos bares e restaurantes da cidade.

No carnaval que não houve, baixa ocupação

Conforme publicou o jornalista Wanderson Nogueira em sua coluna “Observatório” no início de março, no feriadão de carnaval sem folia nas ruas, em fevereiro, Friburgo registrou média de ocupação de 68,6%, bem abaixo da campeã, Arraial do Cabo, com 95%. Na Região Serrana, o melhor resultado ficou com Teresópolis (69,4%). Os dados da ABIH-RJ não levam em conta os números da capital: a cidade do Rio foi o destino mais procurado do Brasil, mesmo não tendo carnaval oficial.     

Capital ainda espera números aumentarem

Na capital, onde o Carnaval 2022 começa nesta quinta, 21, e vai até domingo, 24, os hotéis têm a expectativa de atingir apenas 85% de ocupação nesta folia fora de época. Até o momento, a cidade registra 68,49% dos quartos reservados para o período entre 21 e 24 de abril. Os dados, ainda preliminares, foram divulgados na semana passada, em uma pesquisa feita pela ABIH-RJ e pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRIO). 

Os bairros Leme e Copacabana lideram com 70,23%, seguidos de perto por Barra da Tijuca e São Conrado (68,59%). Em terceiro aparece o Centro, com 66,57%; e em quarto estão Ipanema e Leblon (64,43%). A quinta posição fica com Flamengo e Botafogo, com 61,27%.

Para Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, a ocupação dos quartos na cidade ainda tem grandes chances de crescer nos próximos dias. Dados da Riotur mostram que, em 2020, a festa foi prestigiada por 2,1 milhões de turistas, que movimentaram cerca de R$ 4 bilhões na economia carioca.

No período tradicional do carnaval, em fevereiro, a taxa de ocupação média na cidade foi de 82,16%, segundo o HotéisRIO. As regiões de Ipanema/Leblon e Barra/Recreio/São Conrado superam a média, com 89,49% e 82,26% de ocupação, respectivamente. Em terceiro lugar, aparecem Leme/Copacabana, com 83,89%, seguidos de centro (77,93%) e Flamengo/Botafogo (75,78%).

Na Semana Santa, a cidade do Rio registrou 81,42% de ocupação. A título de comparação, na noite de réveillon os hotéis da Cidade Maravilhosa registraram 96%. Segundo o HotéisRIO, a alta taxa confirmou as expectativas e foi relacionada à ampla cobertura vacinal da cidade e à exigência do passaporte de vacinação em hotéis, restaurantes e atrações turísticas.

Jurado friburguense na Sapucaí

O friburguense Rocyr Abbud será, mais uma vez, um dos julgadores oficiais das 15 escolas de samba da Série Ouro, que abrem os desfiles na Sapucaí nesta quarta-feira, 20, disputando vaga no Grupo Especial. Entre elas estão a União da Ilha, a Porto da Pedra e Acadêmicos do Cubango. Rocyr avaliará o quesito bateria, com outros três jurados, assim como aconteceu em 2020, antes da pandemia.

O carnaval no Sambódromo vai desta quarta a sábado, 23, com as escolas de samba da Série Ouro desfilando nos dois primeiros dias e as do Grupo Especial na sexta e no sábado. 

Inscrições para concursos em Friburgo

Esta é a última semana de inscrições para os concursos de carnaval de Nova Friburgo: Corte, Corte Mirim, Gay, Fantasias (adulto e infantil) e Cão Fantasiado. As inscrições vão até o próximo domingo, 24,  no Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 10h às 16h. 

 

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Abertura oficial do evento é neste domingo com encerramento na próxima quinta-feira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo