O brinquedo que conquistou crianças e adultos em todo o mundo

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
O brinquedo que conquistou crianças e adultos em todo o mundo

Desde que inventou o Lego, em 1934, Ole Kirk Christiansen (1891-1958) “brincou bem”, até o fim de sua existência, legando para a posteridade um brinquedo que conquistou mentes e corações. Décimo terceiro filho de uma família de agricultores na Jutlândia (Dinamarca), aprendeu o ofício de carpinteiro, e em 1916 adquiriu uma pequena empresa em Billund, a Billund Woodworking and Carpenter's Shop

Em 1924 as instalações da empresa foram destruídas por um incêndio. Determinado, Ole Kirk decidiu construir instalações ainda mais amplas, alugou a maior parte do espaço e utilizou o restante como oficina. 

O sucesso de longo prazo da empresa foi atribuído à determinação de Ole, apesar dos muitos contratempos que experimentou ao longo dos anos. Mas nunca abriu mão da qualidade na produção. Particularmente, ele definiu a empresa com o lema "Só o melhor é bom o suficiente". 

O mote surgiu de uma história sobre uma época em que a empresa ainda produzia brinquedos de madeira. Quando o filho Godtfred se gabou de usar duas camadas de verniz em um lote de patos de madeira em vez de três para economizar dinheiro, o pai reagiu forçando-o a refazer os patos e corrigir seu erro. Quando Ole faleceu, aos 66 anos, coube a esse filho a missão de levar adiante os negócios. 

A trajetória de sucesso deu um salto em meados dos anos 60, a partir da fundação, em 1959, de um centro de desenvolvimento denominado Divisão Futura, cuja principal responsabilidade era planejar e criar as próximas gerações do brinquedo. 

Pouco tempo após sua implementação, outro incêndio no depósito dos materiais da fábrica provocou a perda quase que total do estoque, que ainda era construído com a matéria-prima de madeira. Foi a partir deste fato que teve início a produção em plástico, mais tarde substituído pelo acetato de celulose, que proporcionava maior durabilidade e rigidez. Além de não ser tóxico, aumentava a vida útil das peças. Uma curiosidade sobre este material é que mesmo 60 anos após sua fabricação, ainda conservam as características originais.

Apenas um ano depois, com um forte investimento na linha de produção (com a introdução das rodinhas) a Lego chegou aos EUA. Foram distribuídos centenas de ônibus, caminhões, entre outros brinquedos. Outro lançamento que alavancou as vendas em mais de 50% foram as peças feitas exclusivamente para a pré-escola e a parceria firmada com a empresa Samsonite (malas e acessórios de viagem), responsável pela distribuição dos produtos também no Canadá.

Em 1968, a empresa bateu a marca de um milhão de peças vendidas. Consolidada no mercado, com seus brinquedos reconhecidos mundialmente, foi construído o Parque Temático Legoland, em Billund. Na década de 70, seguindo na mesma na trilha do sucesso, a empresa criou a primeira linha exclusiva para meninas. 

Dez anos depois, em 1980, em comemoração ao cinquentenário da fundação da Lego, foi lançado o livro 50 Years of Play. E em 1985 foi inaugurada uma fábrica no Brasil, em Manaus (AM).

Mesmo depois do advento dos computadores e toda tecnologia, a Lego continua no topo das vendas de brinquedos, sempre atenta às tendências do setor e do mercado, desenvolvendo conjuntos dos mais variados e de olho nos novos temas. 

Resumindo, o que começou como uma brincadeira, impressiona pelos dados atuais: são fabricadas mais de 30 bilhões de peças, provenientes de quatro fábricas, sendo que a sua sede matriz continua lá, na cidade de Ole —, Billund, na Dinamarca.

Fonte: https://www.infoescola.com/curiosidades/lego/

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: