Desde o último dia 20 de março o prédio do Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins está parcialmente interditado pela Defesa Civil devido a identificação de falhas na estrutura do imóvel situado anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. A prefeitura ainda procura um novo endereço para transferir temporariamente o hemocentro para realização das obras necessárias.
Com a interdição parcial do prédio, a coleta de sangue acabou sendo suspensa por alguns dias. Nesta terça-feira, 1º, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que o serviço foi retomado e funciona no mesmo prédio do hemocentro, no ambulatório da unidade. Os doadores já podem voltar a procurar a unidade para fazer o ato capaz de salvar vidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Obras
Em nota enviada à redação de A VOZ DA SERRA, a prefeitura explicou que “a coleta de sangue está normalizada no ambulatório do Hemocentro,nos dois terços do prédio que não foram interditados. Podem doar sangue todas as pessoas que estiverem em boas condições de saúde. A partir dos 18 até os 59 anos. Menores podem doar a partir dos 16 anos, desde que acompanhados dos responsáveis legais. Pessoas maiores de 60 anos não podem doar pela primeira vez”, esclarece a nota.
A prefeitura ainda ressaltou que o ambulatório do hemocentro ainda está aguardando a finalização da adequação do espaço para o pleno atendimento dos pacientes. A expectativa é de que o atendimento no ambulatório seja normalizado ainda nesta semana.”
Importância da doação de sangue
A doação de sangue é fundamental em diversas situações médicas. Pessoas que sofrem de doenças crônicas sanguíneas, como a anemia falciforme ou distúrbios de coagulação, frequentemente necessitam de transfusões regulares para manter sua saúde e qualidade de vida.
Pacientes portadores de outras doenças, como o câncer (principalmente a leucemia), vítimas de acidentes graves e indivíduos submetidos a cirurgias de grande porte também podem necessitar de transfusões sanguíneas.
A demanda por sangue é constante e urgente, sobretudo em períodos em que há uma diminuição nos estoques dos bancos de sangue, como nas férias, festas regionais, durante o inverno ou em feriados prolongados. A escassez de sangue pode prejudicar seriamente o atendimento médico e colocar em risco a vida de muitas pessoas.
Não existe um substituto para o sangue humano e a melhor maneira de suprir essa necessidade é por meio da doação voluntária. Uma bolsa de sangue doada é capaz de beneficiar múltiplos pacientes, uma vez que a quantidade de sangue total pode ser fracionada de acordo com os seus constituintes.
Benefícios para o doador
Doar sangue, além de salvar vidas, promove muitos benefícios ao doador, que vão desde a redução de doenças cardíacas e de alguns tipos de cânceres, a satisfação em realizar uma boa ação.
Há estudos que comprovam que a doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, e isso permite que os doadores sejam menos propensos a desenvolver doenças do coração. Esta ação leva a um processo que funciona como uma “limpeza sanguínea”, renovando as células velhas.
Outro benefício muito importante ao doador é a oportunidade de passar por uma bateria de exames, pois ele é submetido a testes que garantem a qualidade do sangue doado, o que permite saber mais a respeito da sua própria saúde. Esses também identificam possíveis doenças infecto-contagiosas como (Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B e C e vírus HTLV). Sem contar a satisfação de proporcionar o bem, que fortalece a autoestima e a felicidade.
Deixe o seu comentário