Comércio poderá abrir nos três feriados de abril

Para funcionar, lojistas terão que aderir a termo único
segunda-feira, 31 de março de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Graças a um acordo firmado entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio permite o funcionamento das lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos nos três feriados deste mês: dias 18 (Sexta-feira da Paixão); 21 (Tiradentes); e 23 (São Jorge). A abertura ficará condicionada à homologação, em ambos os sindicatos, de termo de adesão à convenção coletiva da categoria.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, revela que a entidade irá autorizar um único termo de adesão para as três datas, a exemplo do que havia feito em novembro de 2024, devido à queda nas vendas que afeta o setor.

“Embora nossa convenção coletiva estabeleça um termo para cada feriado, o sindicato patronal resolveu facilitar a assinatura do documento porque está ciente de que fechar as lojas em vários dias seguidos causa grande prejuízo aos donos dos negócios. Agimos assim no último novembro, em que também tivemos três feriados”, comenta ele.

O presidente do Sincomércio explica ainda que o fato de Nova Friburgo receber muitos turistas em fins de semana prolongados contribuiu para a decisão de exigir somente um termo de adesão neste mês. Ele destaca que a intenção é motivar os empresários a abrirem suas empresas, elevando as vendas no período.

“O termo de adesão regulamenta o expediente do comércio em ocasiões especiais e assegura os direitos trabalhistas dos comerciários. O processo, rápido e simples, precisa ocorrer tanto no sindicato patronal quanto no laboral”, acrescenta.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
ART E BIER - FESTIVAL DA CERVEJA ARTESANAL
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: