A partir da próxima segunda-feira, 15, os motoristas deverão dobrar a atenção ao passar pela rodovia RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis) e tambem pelo trecho urbano da RJ-116. Neste dia, começam a ser operados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) os novos radares de velocidade instalados na última semana de maio. De acordo com o DER-RJ, o principal objetivo da fiscalização eletrônica de velocidade nas rodovias é reduzir o crescente índice de acidentes nas estradas, garantindo segurança aos usuários.
Na RJ-116, que é o principal acesso a Nova Friburgo para quem vem da Região Metropolitana do Rio, entre Nova Friburgo e Macuco, dois radares novos já estão em operação desde 15 de julho, nos quilômetros 103,4, em Bom Jardim; e 140,7, em Macuco, em ambos os sentidos. A partir da próxima próxima segunda-feira, 15, os radares instalados entre o Bairro Ypu e Furnas, no distrito de Conselheiro Paulino, serão ligados. São eles: um no quilômetro 78,8, no Bairro Ypu (sentido norte); outro no quilômetro 78,9 (sentido Itaboraí); dois no quilômetro 83,7, em Duas Pedras, conhecido como curva do JJ (em ambos sentidos); e no quilômetro 88, em Furnas, próximo à fabrica Stam.
Novos radares
Na RJ-130, serão três novos radares: na altura do quilômetro 38,04, na Serra do Palmital, em Teresópolis (sentido Nova Friburgo); quilômetro 38,6, também na Serra do Palmital, (sentido Teresópolis); e no quilômetro 61,7, próximo ao acesso ao Cardinot, em Nova Friburgo (em ambos sentidos). Esses se somam aos equipamentos que estão funcionando no quilômetro 19,2, na localidade de Campanha, em Teresópolis (em ambos sentidos).
Mas, não são só esses. No último dia 24 de junho, A VOZ DA SERRA publicou reportagem sobre a denúncia de um leitor, que não quis se identificar, sobre o grande número de interrupções de fluxo de tráfego normal na RJ-130. E, na ocasião, nossa equipe de reportagem foi lá conferir e identificou nada menos que 74 interrupções no fluxo de tráfego normal de uma rodovia. Contamos, ao logo dos 68 quilômetros da estrada, 57 quebra-molas, 15 radares eletrônicos e duas patrulhas.
“Além da quantidade absurda, esses obstáculos não seguem nenhuma padronagem, alguns não estão sinalizados e alguns poucos obedecem as normas técnicas. Temos quebra-molas que realmente danificam os carros e fiscalização eletrônica sem sentido”, observou ele.
Além do aumento no tempo de viagem, esses obstáculos também aumentam o consumo de combustível, o desgaste dos veículos e podem até causar acidentes, pois, segundo o leitor, muitos não têm sinalização. A RJ-130 é uma estrada de grande importância para diversos setores, como a agricultura. É através dela que grande parte de hortaliças chega às mesas dos fluminenses. A RJ-130 faz parte do celeiro agrícola do Estado do Rio, responsável por cerca de 90% do hortigranjeiros consumidos em todo o Rio. É, inclusive, nesta estrada que encontra-se o Mercado do Produtor da Região Serrana. A RJ-130 é ainda uma importante área turística, com diversos atrativos em seu percurso, que fazem parte do “Circuito Terê-Fri”.
Obras de recuperação
De acordo com o DER-RJ, as intervenções na RJ-130, que começaram em dezembro de 2021, para a recuperação dos 68 quilômetros entre Nova Friburgo e Teresópolis, estão dentro do cronograma previsto. Em nota, o departamento informou que “aproximadamente 50 quilômetros já foram recapeados. Também está sendo recuperado todo o sistema de drenagem da rodovia. As pontes se encontram recuperadas, algumas até com recuperação estrutural, reforma de guarda-corpos, colocação de defensas metálicas, remoção de entulhos a beira da rodovia e sinalização viária.”
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