Novo grupo de acompanhamento do TAC da Praça se reúne com a prefeitura

Na pauta, os projetos de recuperação e intervenções no símbolo postal friburguense
terça-feira, 15 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Praça Getúlio Vargas (Foto: Henrique Pinheiro)
A Praça Getúlio Vargas (Foto: Henrique Pinheiro)

Representantes da sociedade civil se reuniram com o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos), na semana passada para discutir a formação de uma comissão de acompanhamento e fiscalização das ações relacionadas à execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a prefeitura e o Ministério Público Federal em 2015, visando a recuperação do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Getúlio Vargas. 

O encontro contou com a participação de Alexandre Valença, presidente da 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); André Campbell, representando o grupo SOS Praça; Braulio Rezende, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Fernando Cavalcanti, representando a Associação Comercial e Industrial (Acianf); Mauro César Moreira Rodrigues, da feira de artesanato da praça; Rodrigo Darriux Alexandre, do Sindicato dos Taxistas; Luiz Fernando Folly, presidente da Fundação Dom João VI e o assessor jurídico da prefeitura, Yuri Guimarães.

As entidades, categorias e associações convidadas estão direta ou indiretamente envolvidas com a Praça Getúlio Vargas e o encontro objetivou abrir, de forma oficial, mais um canal de debate democrático entre o Executivo e a sociedade. A futura comissão de acompanhamento será instituída por meio de uma portaria publicada em Diário Oficial. A formação desse grupo foi comunicada ao Ministério Público Federal.

Durante o encontro, foram expostos detalhes técnicos aos membros sobre os termos do TAC, sua origem, objetivo, prazos e emprego de recursos públicos que, neste momento, é próximo a zero. “Entendemos a necessidade de explicitar os projetos de revitalização da praça, frisando que a partir da celebração do TAC em 2015, a discussão do mérito deu lugar a uma repactuação recente de prazos. Definimos que o projeto não irá comprometer o orçamento da prefeitura nesse momento pandêmico”, pontuou o prefeito Johnny Maycon.

Os representantes presentes à reunião expuseram também argumentos contrários à execução de um projeto durante a pandemia da Covid-19, nos aspectos econômicos, sociais e, principalmente, de saúde física e mental dos cidadãos. A portaria que dará respaldo oficial à esta comissão será publicada nos próximos dias.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: