A segunda onda de frio do inverno 2021 deve chegar já nesta terça-feira, 20, quando o Climatempo prevê que as mínimas em Nova Friburgo caiam de novo para apenas 5 graus, com máximas não passando de 15 graus. O frio só deve voltar a dar uma trégua no domingo, 25. Os dias devem seguir ensolarados.
Conforme A VOZ DA SERRA noticiou em junho, o inverno 2021 deve seguir um padrão de normalidade, sem influência de El Niño ou La Niña. No entanto, a expectativa é que o Sudeste enfrente ondas de frio nesta segunda quinzena de julho e outra, ainda mais forte, na primeira semana de agosto.
Em 30 de junho a mínima caiu para 9 graus, sem contar a sensação térmica. Em 1º de julho, baixou ainda mais, para 5 graus. Esta primeira onda de frio, assim como a de agora, foi provocada por um ciclone subtropical associado a uma massa de ar polar que teve origem entre o Uruguai e a Argentina.
Uma semana antes do início do inverno, outra onda de frio foi registrada, em 14 de junho.
Esta nova e forte massa de ar frio de origem polar começou a gelar o Sul do Brasil no domingo passado, 18. Na terça, 20, há risco de temperaturas abaixo de zero em estados do Sul e nas áreas mais elevadas no sul do Rio, como a Serra da Mantiqueira.
Friburgo ainda sem mínimas oficiais
Desde 5 de maio a Estação Meteorológica A624 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que registra as temperaturas oficiais na região de Salinas, vem apresentando falhas na transmissão online dos dados meteorológicos. Desta forma, Friburgo fica sem saber suas temperaturas oficiais.
A estação do Inmet em Salinas chegou a registrar, em 8 de agosto de 2014, 1,1 graus negativos, a menor temperatura oficialmente da história recente do município. O instituto alega que a manutenção da estação foi suspensa devido à pandemia.
Deixe o seu comentário