Diversos pacientes diabéticos que fazem uso de insulina para controlar diariamente a glicemia e são atendidos na rede municipal de saúde de Nova Friburgo têm feito contato com a redação de A VOZ DA SERRA nos últimos dias relatando a falta do insumo na farmácia do posto de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. A insulina para aplicação injetável é indispensável para o tratamento de diabéticos que têm o tipo 1 da doença.
Entramos em contato na manhã desta quarta-feira, 20, com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo que informou à nossa redação que o abastecimento de insulina no município é de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em nota a Secom, da prefeitura, informou que, na manhã desta quarta-feira, a Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) comunicou a Prefeitura de Nova Friburgo a disponibilização de uma nova remessa de doses de insulina para o município. A prefeitura destacou ainda que prontamente iniciou o processo de agendamento para retirada do novo lote de insulinas no Rio de Janeiro.
A última liberação de insulinas da SES para Nova Friburgo ocorreu no final de julho e foi suficiente apenas para cinco dias úteis de distribuição, obviamente, não contemplando todos os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam esse insumo para aplicações diárias.
A nota da prefeitura esclarece ainda que a Coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato, via e-mail, com a SES relatando o ocorrido. Como retorno, foi informado que, dentro das condições de distribuição entre os municípios, seria avaliada a possibilidade de aumento do quantitativo destinado à Nova Friburgo.
A Secretaria Municipal de Saúde informou também que não é possível prever a demanda de pacientes do SUS a ser contemplada com insulinas em Friburgo, pois o quantitativo disponibilizado depende das dosagens prescritas em cada receituário médico.
Deixe o seu comentário