Por conta de celebração nesta quinta-feira, 25, do Dia Nacional do Doador de Sangue, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo vai promover neste sábado, 27, um mutirão de doação de sangue no Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã.
Por muitas pessoas trabalharem durante a semana e, com isso, não conseguirem realizar a doação de segunda a sexta-feira, a unidade fará a coleta de sangue no sábado, das 8h às 12h. Todas as pessoas que chegarem até este horário poderão fazer parte dessa corrente do bem e ajudar a salvar vidas.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis. Para doar sangue pela primeira vez é preciso ter no máximo 60 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença, como, por exemplo, hepatite, malária, Aids, Doença de Chagas e Mal de Parkinson.
Além disso, alguns fatores temporários impossibilitam a doação, como estar grávida ou amamentando, ter feito tatuagem há menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou Covid-19 nos últimos 15 dias.
Para participar do mutirão deste sábado não é necessário fazer agendamento. Basta comparecer ao hemocentro, com a carteira de identidade e o CPF. O hemocentro regional atende aos cinco hospitais de Nova Friburgo e mais 12 municípios da Região Serrana. Com o mutirão deste sábado, a expectativa é que os estoques de sangue sejam abastecidos, tendo em vista a necessidade e a demanda sempre grande de sangue de todos os tipos.
Deixe o seu comentário