Na capital, uso de máscaras deixa de ser obrigatório mesmo em locais fechados

Comitê Científico decide liberação por unanimidade e Paes baixa decreto em edição extra do Diário Oficial
segunda-feira, 07 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Máscara em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Máscara em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

O Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 da cidade do Rio decidiu, após várias horas de reunião na manhã desta segunda-feira, 7,  que os cariocas não precisam mais usar máscaras em espaços fechados. A medida já foi publicada em edição extra do Diário Oficial, entrando imediatamente em vigor. Em locais abertos ca capital, o uso obrigatório já tinha sido abolido em outubro passado.

Com isso, o Rio se tornou a primeira capital do país a tomar a medida, que já vale a partir da tarde desta segunda-feira, com a publicação do decreto pelo prefeito Eduardo Paes.

A exigência do passaporte da vacina deverá ser derrubada quando 70% de toda a população estiver vacinada com a dose de reforço. Até o momento, 54% da população acima de 18 anos já tomou a terceira dose.

Os 12 membros do comitê derrubaram a obrigatoriedade do uso de máscaras por unanimidade. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, todos os locais, de escolas a hospitais, entre outros, não poderão exigir o item de proteção, mas a pessoa pode optar por continuar usando. E ele faz um alerta: "Recomendamos que as pessoas que tenham comorbidade, os não vacinados, e com imunossupressão utilizem as máscaras. Assim como as pessoas que estão com sintomas da doença".

Para justificar o pedido de flexibilização, o secretário apresentou os números da doença na cidade. Segundo Soranz, atualmente, a taxa de contaminação é de 0,51% e a de internação no município é de 0,9% (ou seja, apenas 46 pessoas internadas na cidade com a Covid-19). Ele também destacou que o número de mortos em decorrência da doença caiu drasticamente.

Na reunião, segundo informações do jornal O Globo, a Secretaria municipal de Saúde apresentou índices para embasar a medida. Segundo dados da pasta, 14 milhões de doses da vacina da Covid-19 foram aplicadas na cidade e um milhão de pessoas estão aptas para serem imunizadas com a terceira dose.

Segundo o médico pediatra e sanitarista Daniel Becker, que faz parte do comitê cientifico, é recomendado que as crianças que ainda não têm as duas doses da vacina ainda usem máscaras até atingir a cobertura completa. Por sua vez, a decisão no ambiente escolar — de usar ou não o item — ficará a cargo de cada unidade de ensino. "Foi um consenso (a liberação do uso das máscaras totalmente). Os dados epidemiológicos são favoráveis. Este é o melhor momento para liberar as máscaras", disse ele, segundo O Globo.

Em Nova Friburgo, como mostrou A VOZ DA SERRA neste fim de semana, o decreto do governo do estado dando autonomia aos municípios fluminenses para flexibilizar, ou não, o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes gera expectativa e controvérsia, revelada em uma enquete  feita pelo jornal entre seus leitores.

No Estado do Rio, fora a capital, nenhum outro município anunciou ainda esta flexibilização geral.  A Prefeitura de Nova Friburgo reafirmou que está para ser  convocada uma reunião da equipe técnica da Saúde, à qual caberá bater o martelo sobre a liberação, ou não, das máscaras na cidade, no melhor momento.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde