Um leitor enviou à nossa redação a foto que mostra o flagrante de três mulheres praticando exercícios físicos na manhã desta terça-feira, 26, na academia ao ar livre localizada na Via Expressa, no bairro Olaria, bem em frente a Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape). A imagem não deixa claro, mas pelo menos uma das três mulheres não está utilizando máscara de barreira, justamente no primeiro dia em que o uso do acessório passou a ser obrigatório em todo o território friburguense, de acordo com o decreto que prorrogou as restrições no município até o próximo domingo, 31.
Além disso, as três mulheres estão muito próximas, desrespeitando as orientações de distanciamento seguro para evitar a propagação do novo coronavírus. No último dia 19, A VOZ DA SERRA publicou reportagem informando que o uso das academias ao ar livre está proibido por decreto enquanto durar a pandemia. Dias após a prefeitura cercou os espaços com fita zebrada, que já foram retiradas pela população.
Especialistas esclarecem que a prática esportiva ao ar livre é segura se for feita individualmente ou respeitando o distanciamento seguro, que o compartilhamento de aparelhos é o fator de maior risco para as pessoas e que a utilização de álcool em gel nesses ambientes (academias fechadas ou ao ar livre) já deveria ser obrigatória desde antes da pandemia. Isso porque a distância entre os aparelhos não é a ideal. Além disso, ao transpirar, a pessoa acaba passando a mão no rosto e no aparelho, que pode ficar contaminado caso ela esteja infectada.
Deixe o seu comentário