Mulheres nas montanhas: inclusão feminina através da aventura

Ideia é criar rede de apoio e oferecer às mulheres a oportunidade de ter um momento único, exclusivo, de cuidados consigo mesmas
sexta-feira, 15 de julho de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Fotos de Tatiane Scisinio e Mariana Mansur
Fotos de Tatiane Scisinio e Mariana Mansur

Na última terça-feira, 12, um grupo de 18 mulheres se reuniu para subir a Pedra Mafort, em São Pedro da Serra, a mais alta montanha do distrito. Poderia ser mais uma atividade de trekking local, uma ação esportiva cotidiana, mas a equipe liderada por Natácia Luana tem a proposta de promover a inclusão feminina. Trata-se de um grupo fechado que todas as terças promove uma atividade esportiva para mulheres na região. O foco são o trekking, escaladas e rapel pelas montanhas locais, ações que têm atraído cada vez mais adeptas, com ou sem experiência. 

A ideia do projeto é criar uma rede de apoio e oferecer às mulheres a oportunidade de ter um momento único de cuidados consigo mesmas. "Sempre pensei nisso, especialmente quando vim morar aqui com uma filha pequena. Não conhecia ninguém, sentia muita solidão. Pensava que poderia existir um grupo assim, para reunir, fortalecer e criar uma troca. O projeto nasceu e está ganhando força. Estamos muito animadas”, esclareceu Natácia.

As atividades atuais são caminhadas e escaladas, já que estamos na temporada oficial de montanhismo. “A próxima atividade será uma trilha de férias na próxima terça, 19, na Serra Queimada, em Boa Esperança, no distrito vizinho de Lumiar. Será uma atividade para toda família”, reforçou Natácia.

Todas as ações são realizadas através de colaboração espontânea, até porque a professora está investindo na recuperação das sapatilhas de escalada e outros equipamentos de segurança. A subida da Pedra Maffort, com elevação de 1.314 metros, tem um percurso de quase três quilômetros ida e volta e é classificada pelos montanhistas como média-moderada. O trecho, íngreme, requer um esforço considerado intenso para iniciantes, principalmente porque a trilha foi reaberta recentemente e uma grossa camada de folhas e galhos podem esconder obstáculos. Quase em sua totalidade, a subida é em meio a mata, na sombra, com abertura solar somente na chegada do cume, onde se descortina uma vista esplendorosa das montanhas no entorno de São Pedro. 

“Longe da proposta de expedição turística, esse trekking que reuniu um grupo diverso de mulheres, muitas que não se conheciam. Pude provar a sensação de pertencimento, de sentimento de grupo.. Ao fim é como sair de um portal, dar um abraço e agradecer muito por compartilhar esse forte momento juntas”, relata a participante Eliane Macedo. Mais informações no perfil do projeto no Instagram: @inclusao.feminina . 

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra