MPEs criaram 55% dos empregos formais no Rio este ano

Entre janeiro e junho, foram registradas mais de 40 mil ocupações com carteira assinada
domingo, 03 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

No primeiro semestre deste ano, micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro foram responsáveis pela geração de 55% dos empregos com carteira assinada no estado. No total, foram mais de 40 mil postos de trabalho criados entre os meses de janeiro e junho de 2023. Os dados são de pesquisa realizada pelo Sebrae RJ, com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“As micro e pequenas empresas são de grande relevância no crescimento econômico fluminense. O segmento corresponde à grande parte das empresas no Rio de Janeiro, movimenta a economia e gera milhares de vagas de emprego.  Para fomentar esses pequenos negócios, implementamos políticas públicas de acesso a linhas de crédito e melhoramos o ambiente de negócios, simplificando e desburocratizando processos para facilitar a vida do empreendedor”, afirma o governador Cláudio Castro.

De acordo com o Sebrae RJ, o setor de Serviços criou 74% do total de vagas, com destaque para restaurantes, serviços de engenharia e ensino fundamental como os principais negócios empregadores. A construção, com 22%, foi a segunda atividade com maior geração de empregos, com ênfase em construção de edifícios e obras de engenharia civil.

“Uma das prioridades do Governo do Estado é estimular o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas têm um papel fundamental para a economia fluminense, pelo potencial de geração de emprego e renda e pelo efeito multiplicador que carrega, além de dar condições para o crescimento do consumo, da arrecadação, atração de investimentos e novas oportunidades de negócios”, explica o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

O levantamento do Sebrae RJ aponta ainda que, entre os municípios, a capital fluminense teve mais de 19 mil vagas de trabalho formal criadas pelos pequenos negócios. Campos dos Goytacazes (2,1 mil), Duque de Caxias (2,1 mil), Niterói (2,1 mil), São Gonçalo (1,5 mil) e Macaé (1,4 mil) também se destacaram pelo número de empregos gerados pelo segmento. Juntas, as seis cidades foram responsáveis por 70% das oportunidades criadas pelas micro e pequenas empresas nos primeiros seis meses do ano.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: