O sistema imunológico é formado por células que defendem o nosso organismo contra o ataque de micro-organismos (vírus, bactérias, germes), protegendo o nosso corpo e impedindo o surgimento de doenças. A eficiência do nosso sistema imunológico pode variar de acordo com a genética, mas também de acordo com o nosso estilo de vida, incluindo alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos.
O exercício moderado praticado de forma regular aumenta o nosso exército de células de defesa e deixa a imunidade mais forte, com isso ficamos mais protegidos contra as doenças. Além disso previne o surgimento de doenças crônicas que detonam com o sistema imunológico, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
No momento em que lutamos contra um vírus pouco conhecido e uma doença sem um tratamento eficaz comprovado, ficou ainda mais nítida a importância de se ter uma imunidade forte para que o próprio organismo consiga combater a doença.
Ser praticante de exercícios físicos não vai evitar que você contraia um vírus, mas com toda certeza vai mudar a forma como seu corpo encara e combate esse invasor. A manutenção da prática de exercícios físicos no contexto atual da pandemia do coronavírus é fundamental, pois cada vez que você se exercita as células defensoras são mobilizadas e direcionadas para áreas infectadas, combatendo o problema logo no início. Além de contribuir para a saúde mental, reduzindo a ansiedade e o estresse que tem aumentado muito com o isolamento social.
Diante do cenário atual todo o mundo tem se reinventado para que a vida possa continuar, e no mundo fitness não é diferente. Existem várias formas de se manter ativo e mesmo em casa — com plataformas, personal trainer, desafios em grupo, aulas coletivas online, vídeo aula —, o importante é escolher uma forma que seja agradável para você, para se manter sempre motivado.
O retorno das academias está sendo feito de forma gradual e restritiva, porém de grande importância, pois sabemos que muitas pessoas não conseguem manter o foco treinando em casa, e como vimos, um indivíduo ativo tem uma saúde mais forte. Todo exercício físico deve ser realizado sob orientação de um profissional da área, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.
*Tatiane Lima Vogas, 32 anos, é formada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá/Nova Friburgo
Deixe o seu comentário