Mobilize suas células defensoras através da atividade física

“Praticar exercícios não vai evitar que você contraia um vírus, mas vai mudar a forma como seu corpo encara e combate esse invasor”
sábado, 29 de agosto de 2020
por Por Tatiane Lima Vogas*
Tatiane Lima Vogas
Tatiane Lima Vogas

O sistema imunológico é formado por células que defendem o nosso organismo contra o ataque de micro-organismos (vírus, bactérias, germes), protegendo o nosso corpo e impedindo o surgimento de doenças. A eficiência do nosso sistema imunológico pode variar de acordo com a genética, mas também de acordo com o nosso estilo de vida, incluindo alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos.

 O exercício moderado praticado de forma regular aumenta o nosso exército de células de defesa e deixa a imunidade mais forte, com isso ficamos mais protegidos contra as doenças. Além disso previne o surgimento de doenças crônicas que detonam com o sistema imunológico, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. 

No momento em que lutamos contra um vírus pouco conhecido e uma doença sem um tratamento eficaz comprovado, ficou ainda mais nítida a importância de se ter uma imunidade forte para que o próprio organismo consiga combater a doença. 

Ser praticante de exercícios físicos não vai evitar que você contraia um vírus, mas  com toda certeza vai mudar a forma como seu corpo encara e combate esse invasor. A manutenção da prática de exercícios físicos no contexto atual da pandemia do coronavírus é fundamental, pois cada vez que você se exercita as células defensoras são mobilizadas e direcionadas para áreas infectadas, combatendo o problema logo no início. Além de contribuir para a saúde mental, reduzindo a ansiedade e o estresse que tem aumentado muito com o isolamento social. 

Diante do cenário atual todo o mundo tem se reinventado para que a vida possa continuar, e no mundo fitness não é diferente. Existem várias formas de se manter ativo e mesmo em casa — com plataformas, personal trainer, desafios em grupo, aulas coletivas online, vídeo aula —, o importante é escolher uma forma que seja agradável para você, para se manter sempre motivado. 

O retorno das academias está sendo feito de forma gradual e restritiva, porém de grande importância, pois sabemos que muitas pessoas não conseguem manter o foco treinando em casa, e como vimos, um indivíduo ativo tem uma saúde mais forte. Todo exercício físico deve ser realizado sob orientação de um profissional da área, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

*Tatiane Lima Vogas, 32 anos, é formada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá/Nova Friburgo 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde