O Ministério da Saúde descartou nesta segunda-feira, 27, que seja coronavírus o caso de um homem internado no Hospital Icaraí, em Niterói. O paciente, que chegou da China na semana passada, chegou a ser isolado numa ala do hospital.
A nota do ministério descartando o caso foi emtida às 10h55, 40 minutos após uma nota da Fundação Municipal de Saúde de Niterói informar que estava monitorando um caso suspeito na cidade.
O coronavírus se assemelha a uma pneumonia, só que é transmitida pelo ar, causando tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. A China já registrou 81 mortes causadas pela doença.
Este é o sexto caso suspeito da doença descartado pelo Ministério da Saúde no Brasil. Os outros foram em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. De acordo com a pasta, o Brasil está em alerta 1 para o vírus (inicial), em uma escala que vai de 1 a 3. O nível mais elevado é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.
Um brasileiro está internado com a mulher e a filha nas Filipinas com suspeita de coronavírus. A família mora na cidade chinesa de Wuhan, considerada epicentro da doença, e viajaram para as Filipinas de férias. O resultado dos exames deve ficar pronto nesta quarta, 29.
Como se proteger
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, como realizar frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
Deixe o seu comentário