Muitos concursos públicos podem ser suspensos ou ter a redução do total de vagas este ano por causa da pandemia da Covid-19. Mas as seleções das Forças Armadas, não. Segundo especialistas na área militar, pela importância nacional e pela independência orçamentária, nesses casos não se reduz significativamente a quantidade de postos oferecidos nem a frequência dos processos seletivos. Em 2021, Marinha e Aeronáutica já anunciaram 1.628 chances para os interessados em ingressar em seus quadros.
A Marinha do Brasil já inscreveu para 437 vagas no Serviço Militar Voluntário (SMV) e ainda abrirá inscrições para 960 postos no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. A Aeronáutica abriu cadastro para 231 vagas na próxima edição do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS). Os ganhos variam de R$ 1.105 a R$ 7.315.
Por terem perfis tão diferentes, os concursos não permitem, na prática, que a pessoa estude para dois ou todos ao mesmo tempo. É preciso escolher um foco na preparação, que costuma estar relacionado ao nível de escolaridade. Após a etapa de provas, no entanto, os concursos têm alguma semelhança: a testagem do condicionamento físico. Nos editais, aparecem declaradas as marcas esperadas em cada atividade.
É possível se planejar para outras provas
Os três concursos não têm muito em comum entre si, mas estudar para cada um deles pode abrir outras portas. As seleções militares são muito parecidas dentro de um mesmo nível de escolaridade exigido. Vale ficar atento, ao fazer o planejamento do ano, em outras exigências das seleções, como idades mínima e máxima e restrições a pessoas de determinado sexo. Os candidatos que preferem ter ajuda neste caminho podem contar com os cursos preparatórios, mesmo sem sair de casa, com opções virtuais.
Inscrições e requisitos
Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais - inscrições do próximo dia 22 a 26 de março, no site www.marinha.mil.br/cgcfn. Alguns dos requisitos para se candidatar são: ser do sexo masculino, ter nível médio completo, altura mínima de 1,54 metro e máxima de 2 metros, e idade de 18 anos completos a menos de 22 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2022.
Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica - inscrições até o próximo dia 10 no endereço ingresso.eear.aer.mil.br/. Os candidatos, de ambos os sexos, não podem ter menos de 17 anos nem completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2022, além de terem concluído o ensino médio (para todos os candidatos) e o curso técnico de nível médio na data da concentração final do certame.
Deixe o seu comentário