Mais guardas municipais vão atuar na fiscalização do trânsito em Friburgo

No total, incluindo agentes da Smomu, serão em breve 46 agentes nas ruas flagrando infrações: aumento de 50% no contingente
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Agentes de trânsito em ação na Avenida Alberto Braune (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Agentes de trânsito em ação na Avenida Alberto Braune (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A fiscalização do trânsito em Nova Friburgo, que hoje conta com 18 agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) e 13 guardas civis municipais, receberá em breve o reforço de mais 15 guardas. No total, serão 46 homens nas ruas flagrando infrações - um aumento de 50% no contingente “canetador”.

Desde setembro de 2020, uma portaria credencia e designa os servidores da Guarda Civil Municipal para a fiscalização do trânsito nas vias públicas. Os 15 começaram a ser convocados nesta terça-feira, 24, para apresentar o certificado de conclusão do Curso de Autoridade de Trânsito e assinar a designação para a nova função.

Além dos 18 agentes lotados na Smomu, Friburgo conta hoje com 109 guardas civis municipais atuando no grupamento tático ou em ações de ordenamento urbano. Desses 109 guardas, 13 já desempenham função de fiscalização do trânsito, segundo informações oficiais.

Indagada por A VOZ DA SERRA, a Smomu não esclareceu se os 15 novos guardas que atuarão no trânsito fazem parte ou não dos 37 convocados em junho, do concurso de 2015. Na época, a Prefeitura de Nova Friburgo assegurou que nenhum daqueles novos guardas seria designado para a fiscalização do trânsito.

Além desta resposta, o jornal aguarda informações sobre quando a nova leva de guardas começará a atuar nas ruas; o número atualizado de multas de trânsito aplicadas este ano no município; e o índice de inadimplência. Vale lembrar que as mais de 14 mil multas de trânsito aplicadas somente nos dois primeiros meses deste ano geraram grande polêmica, incluindo a convocação de agentes pela Câmara Municipal, a fim de darem explicações em plenário. Eles, no entanto, se recusaram a ir, respaldados pela Procuradoria Geral do Município, e as multas permaneceram em vigor.

"Autuamos pouco ainda" 

Como mostrou A VOZ DA SERRA em março, depois de acompanhar in loco, por duas horas, o trabalho dos agentes e conversar com o titular da Smomu, Fabrício Medeiros, são três as razões principais para o aumento do volume de multas na cidade observado a partir deste ano: a contratação de mais agentes; o notório mau comportamento dos motoristas; e os novos recursos tecnológicos.

Com a utilização do talonário eletrônico, um auto de infração de trânsito que levava até seis minutos para ser preenchido hoje não leva mais do que um minuto e meio. Assim, os agentes e guardas ganham mais tempo para observar condutas irregulares.

Por meio de um aplicativo de celular, os agentes de trânsito, ao flagrarem uma infração, digitam o número da placa e, automaticamente, o sistema dá as características do veículo e a localização exata por GPS. O app permite ainda fotografar e filmar para provar a infração. Os agentes também utilizam uma impressora portátil para retirar a multa e entregar ao condutor na hora, se for o caso.

Em março, o secretário divulgou o ranking das cinco infrações mais cometidas em Friburgo: dirigir sem cinto de segurança; avançar sinal vermelho; estacionar em fila dupla; dirigir usando celular; e estacionar impedindo a movimentação de outro veículo. 

Sobre as reclamações constantes de motoristas criticando a  “indústria de multas”, o secretário rebateu na época dizendo que o número de multados poderia ser ainda maior. “Diante do que observamos, autuamos pouco ainda. O condutor friburguense está acostumado com a certeza de impunidade e agora está sem saber o que fazer, pois não se consegue cumprir a legislação de trânsito conforme deve”, sustentou Fabrício Medeiros.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito