Mais de 1.350 testes de Covid realizados no fim de semana em Friburgo

Pontos na Via Expressa, na UPA e em Lumiar registram longas filas; Suspiro também oferecerá testagem
segunda-feira, 24 de janeiro de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Mais de 1.350 testes de Covid realizados no fim de semana em Friburgo

Com o aumento considerável de pessoas com sintomas gripais em Nova Friburgo, os pontos de testagem para Covid-19 da rede pública de saúde voltaram a ter grande procura no último fim de semana, quando foram registrados 1.358 testes Somente no sábado, 22, foram 712 testes: 323 positivos (46,36%), 385 negativos (54,07%) e quatro testes indefinidos. Já no domingo, 23, foram 646 testes: 342 positivos (52,94%) e 304 negativos (47,05%). 

Desde a semana passada, a Prefeitura de Nova Friburgo decidiu reformular os boletins sobre a Covid-19 para dar mais transparência ao atual cenário epidemiológico no município. Com isso, são informados diariamente, também, o número de testes realizados em todos os pontos de triagem do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, junto com os dados de resultados positivos e negativos. Desta forma, segundo a prefeitura, será possível saber quantos positivos ativos há em Nova Friburgo, no momento, em isolamento domiciliar e hospitalizados.

Os atuais pontos de testagem dos SUS em Nova Friburgo são o da Via Expressa, a UPA de Conselheiro Paulino e o localizado no distrito de Lumiar. Os dois primeiros têm registrado longas filas todos os dias. O de Lumiar funciona somente às segundas-feiras. 

Suspiro terá mais um posto de testagem

A Secretaria Municipal de Saúde vai inaugurar um novo centro de triagem nesta terça-feira, 25,  no Suspiro, próximo ao Centro da cidade. Os testes rápidos (cujos resultados são constatados em até 15 minutos) serão oferecidos na Praça das Colônias, ao lado do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura. O espaço, que foi parcialmente adequado para receber quem está com sintomas da Covid-19 com segurança e conforto, contará com a assistência de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médico. O atendimento será feito das 8h às 17h, com entrega de fichas até as 15h30. 

Para a abertura desse novo espaço, foi necessário fechar temporariamente as Estratégias de Saúde da Família de São Lourenço (a população desse bairro será referenciada e receberá o atendimento em Centenário) e Olaria I, que estava funcionando no Posto de Saúde Dr. Tunney Kassuga após o deslizamento de terra na unidade. As pessoas que são assistidas em Olaria I continuarão recebendo atendimento no Posto de Saúde Tunney Kassuga.

De olho na “janela” 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que somente pessoas com sintomas, na janela de cinco a sete dias após o contágio, podem fazer o teste de detecção do coronavírus pelo Swab nasal. Já as pessoas com mais de oito dias de sintomas devem fazer o teste com amostra sanguínea, disponível apenas na Via Expressa.  

Tive contato com quem positivou, mas não estou com sintomas. Como proceder?

O infectologista Evaldo Stanislau, em uma entrevista para a revista “Veja” explica que, para pegar a doença, é preciso estar próximo da pessoa (no máximo, a um metro de distância) e permanecer conversando com ela por pelo menos 15 minutos, em contato com suas gotículas de saliva e partículas menores expelidas pela respiração.

Atualmente, esse tipo de contato está cada vez mais comum, já que houve aumento de aglomeração em lugares fechados e um relaxamento em relação ao uso da máscara. Mas, independente de estar com sintomas ou não, e, na falta de teste, o mais seguro é se isolar por sete dias.

Estou com sintomas leves, mas não consigo realizar o teste. Me isolo? 

De acordo com Evaldo, “é necessário se isolar por pelo menos sete dias (ou cinco, se conseguir fazer o teste nesse dia e der negativo). Se não for Covid-19, pelo menos não se transmite o vírus Influenza (causador da gripe) ou qualquer outro microorganismo.” 

“A Covid-19 não é mais a mesma doença do passado. Não espere necessariamente perda de olfato, tosse seca e febre. Agora, dor no corpo, mal estar, coriza fraca ou dor de garganta podem ser indicativos de contaminação”, alerta Stanislau.

Com a dose de reforço e a vacinação infantil, quanto tempo depois da infecção por coronavírus é recomendado se vacinar?

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o ideal é esperar quatro semanas após o início dos sintomas — ou do teste positivo, para casos assintomáticos. Mas isso é um tema controverso. “Logo depois da infecção, o sistema imunológico pode ficar muito ativado e interferir na eficácia da vacina. Mas muitos países estão revendo esses prazos. Os Estados Unidos, por exemplo, já estabeleceu que é seguro tomar a dose após dez dias do início dos sintomas”, conta Stanislau.

Leitor diz que em Lumiar senhas para teste acabam rápido e geram filas

Um leitor denunciou à redação do jornal que, no posto de saúde de Lumiar, a população que chega às 10h, de bairros e distritos próximos, não consegue mais retirar senhas para fazer o teste de Covid-19. A orientação recebida é entrar no ônibus novamente, se dirigir a outro posto de triagem ou retornar na próxima segunda-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que em Lumiar foram distribuídas 100 senhas para atendimento e realização do teste nesta segunda-feira, 24. Devido ao número de profissionais que estão atuando na ação rural, é "humanamente impossível ", segundo a prefeitura, atender um número superior a este entre 9h e meio-dia. Mesmo assim, como haviam apenas sete pessoas aguardando, a Subsecretaria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de ESFs (Estratégias de Saúde da Família), solicitou e autorizou a testagem dessas pessoas, evitando incômodos. 

"Como essa é uma ação de ampliação nos testes com o objetivo de evitar a locomoção da população sintomática que mora a mais de 30 quilômetros do Centro, na atividade são utilizados os profissionais da Estratégia de Saúde da Família do bairro, o que ocasiona a interrupção na rotina de atendimento e fluxo da unidade neste dia para a testagem. Por isso, o atendimento de detecção à Covid-19 é oferecido em um dia no local", disse a prefeitura em nota.

A prefeitura informou que já está trabalhando para ampliar o corpo de profissionais e com isso poder ampliar diversos serviços oferecidos pelo SUS. Na última sexta-feira, 21, por exemplo, 87 técnicos de enfermagem e 17 enfermeiros foram convocados para atuarem no SUS, segundo a nota.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde