Mais de 1.350 testes de Covid realizados no fim de semana em Friburgo

Pontos na Via Expressa, na UPA e em Lumiar registram longas filas; Suspiro também oferecerá testagem
segunda-feira, 24 de janeiro de 2022
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Mais de 1.350 testes de Covid realizados no fim de semana em Friburgo

Com o aumento considerável de pessoas com sintomas gripais em Nova Friburgo, os pontos de testagem para Covid-19 da rede pública de saúde voltaram a ter grande procura no último fim de semana, quando foram registrados 1.358 testes Somente no sábado, 22, foram 712 testes: 323 positivos (46,36%), 385 negativos (54,07%) e quatro testes indefinidos. Já no domingo, 23, foram 646 testes: 342 positivos (52,94%) e 304 negativos (47,05%). 

Desde a semana passada, a Prefeitura de Nova Friburgo decidiu reformular os boletins sobre a Covid-19 para dar mais transparência ao atual cenário epidemiológico no município. Com isso, são informados diariamente, também, o número de testes realizados em todos os pontos de triagem do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, junto com os dados de resultados positivos e negativos. Desta forma, segundo a prefeitura, será possível saber quantos positivos ativos há em Nova Friburgo, no momento, em isolamento domiciliar e hospitalizados.

Os atuais pontos de testagem dos SUS em Nova Friburgo são o da Via Expressa, a UPA de Conselheiro Paulino e o localizado no distrito de Lumiar. Os dois primeiros têm registrado longas filas todos os dias. O de Lumiar funciona somente às segundas-feiras. 

Suspiro terá mais um posto de testagem

A Secretaria Municipal de Saúde vai inaugurar um novo centro de triagem nesta terça-feira, 25,  no Suspiro, próximo ao Centro da cidade. Os testes rápidos (cujos resultados são constatados em até 15 minutos) serão oferecidos na Praça das Colônias, ao lado do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura. O espaço, que foi parcialmente adequado para receber quem está com sintomas da Covid-19 com segurança e conforto, contará com a assistência de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médico. O atendimento será feito das 8h às 17h, com entrega de fichas até as 15h30. 

Para a abertura desse novo espaço, foi necessário fechar temporariamente as Estratégias de Saúde da Família de São Lourenço (a população desse bairro será referenciada e receberá o atendimento em Centenário) e Olaria I, que estava funcionando no Posto de Saúde Dr. Tunney Kassuga após o deslizamento de terra na unidade. As pessoas que são assistidas em Olaria I continuarão recebendo atendimento no Posto de Saúde Tunney Kassuga.

De olho na “janela” 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que somente pessoas com sintomas, na janela de cinco a sete dias após o contágio, podem fazer o teste de detecção do coronavírus pelo Swab nasal. Já as pessoas com mais de oito dias de sintomas devem fazer o teste com amostra sanguínea, disponível apenas na Via Expressa.  

Tive contato com quem positivou, mas não estou com sintomas. Como proceder?

O infectologista Evaldo Stanislau, em uma entrevista para a revista “Veja” explica que, para pegar a doença, é preciso estar próximo da pessoa (no máximo, a um metro de distância) e permanecer conversando com ela por pelo menos 15 minutos, em contato com suas gotículas de saliva e partículas menores expelidas pela respiração.

Atualmente, esse tipo de contato está cada vez mais comum, já que houve aumento de aglomeração em lugares fechados e um relaxamento em relação ao uso da máscara. Mas, independente de estar com sintomas ou não, e, na falta de teste, o mais seguro é se isolar por sete dias.

Estou com sintomas leves, mas não consigo realizar o teste. Me isolo? 

De acordo com Evaldo, “é necessário se isolar por pelo menos sete dias (ou cinco, se conseguir fazer o teste nesse dia e der negativo). Se não for Covid-19, pelo menos não se transmite o vírus Influenza (causador da gripe) ou qualquer outro microorganismo.” 

“A Covid-19 não é mais a mesma doença do passado. Não espere necessariamente perda de olfato, tosse seca e febre. Agora, dor no corpo, mal estar, coriza fraca ou dor de garganta podem ser indicativos de contaminação”, alerta Stanislau.

Com a dose de reforço e a vacinação infantil, quanto tempo depois da infecção por coronavírus é recomendado se vacinar?

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o ideal é esperar quatro semanas após o início dos sintomas — ou do teste positivo, para casos assintomáticos. Mas isso é um tema controverso. “Logo depois da infecção, o sistema imunológico pode ficar muito ativado e interferir na eficácia da vacina. Mas muitos países estão revendo esses prazos. Os Estados Unidos, por exemplo, já estabeleceu que é seguro tomar a dose após dez dias do início dos sintomas”, conta Stanislau.

Leitor diz que em Lumiar senhas para teste acabam rápido e geram filas

Um leitor denunciou à redação do jornal que, no posto de saúde de Lumiar, a população que chega às 10h, de bairros e distritos próximos, não consegue mais retirar senhas para fazer o teste de Covid-19. A orientação recebida é entrar no ônibus novamente, se dirigir a outro posto de triagem ou retornar na próxima segunda-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que em Lumiar foram distribuídas 100 senhas para atendimento e realização do teste nesta segunda-feira, 24. Devido ao número de profissionais que estão atuando na ação rural, é "humanamente impossível ", segundo a prefeitura, atender um número superior a este entre 9h e meio-dia. Mesmo assim, como haviam apenas sete pessoas aguardando, a Subsecretaria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de ESFs (Estratégias de Saúde da Família), solicitou e autorizou a testagem dessas pessoas, evitando incômodos. 

"Como essa é uma ação de ampliação nos testes com o objetivo de evitar a locomoção da população sintomática que mora a mais de 30 quilômetros do Centro, na atividade são utilizados os profissionais da Estratégia de Saúde da Família do bairro, o que ocasiona a interrupção na rotina de atendimento e fluxo da unidade neste dia para a testagem. Por isso, o atendimento de detecção à Covid-19 é oferecido em um dia no local", disse a prefeitura em nota.

A prefeitura informou que já está trabalhando para ampliar o corpo de profissionais e com isso poder ampliar diversos serviços oferecidos pelo SUS. Na última sexta-feira, 21, por exemplo, 87 técnicos de enfermagem e 17 enfermeiros foram convocados para atuarem no SUS, segundo a nota.

 

LEIA MAIS

Na sexta-feira tem mais uma repescagem para todas as idades, somente na Uerj

Profissionais celebram seu dia nesta quinta. Projeto beneficia também técnicos e auxiliares, além de parteiras

Também continuam as campanhas contra a gripe e o sarampo

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde