Mais de cem vasectomias foram realizadas no ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã desde fevereiro de 2021, quando o serviço foi retomado após ter sido paralisado por vários anos na rede de saúde do município. A vasectomia é um procedimento cirúrgico que impede o homem de engravidar mulheres. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez na parceira. A Secretaria Municipal de Saúde oferece o procedimento no Sistema Único de Saude (SUS), através do planejamento familiar, para homens com pelo menos dois filhos.
O médico Rodrigo Barros é o responsável pelo atendimento pré e pós operatório, e de acordo com ele, a realização da vasectomia é simples e dura de 30 a 40 minutos, com anestesia local, não havendo a necessidade de internação. Logo, o paciente é liberado para sua residência logo após a finalização do procedimento.
O objetivo é que três vasectomias sejam feitas por semana e 150 por ano. Mesmo com a pandemia da Covid-19, ter realizado mais de 100 procedimentos em 15 meses, foi um grande passo para Nova Friburgo, segundo a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano. Quem deseja saber mais sobre o programa deve procurar o posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, e agendar sua consulta. Após avaliação e exames, o paciente é encaminhado ao ambulatório para a realização da cirurgia.
Deixe o seu comentário