O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro; o diretor executivo, Roosevelt Concy, e o engenheiro agrônomo da entidade, Gabriel Violento, receberam na semana passada o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), autor da emenda parlamentar 25100004, que visa destinar recursos orçamentários às Embrapas Agrobiologia e Agroindústria de Alimentos para apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária.
Júlio Cordeiro destacou na ocasião a importância do projeto de incentivo à cultura do lúpulo em Nova Friburgo e solicitou o apoio do deputado Otávio Leite que também se dedica a promover ações em prol do turismo, setor que é outra bandeira da Acianf. O parlamentar enfatizou que o projeto de incentivo à cultura do lúpulo é de grande importância para desenvolvimento do setor em todo o país: “Cada vez mais a cultura do lúpulo, se desenvolve cientificamente para ganhar mercado e Nova Friburgo pode se beneficiar muito disso”, observou o deputado.
Um grande potencial
A ideia tem o objetivo de fortalecer as ações que estão sendo previstas para a implantação da cultura de lúpulo em Nova Friburgo e região. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, perdendo apenas para a China e para os Estados Unidos. O lúpulo é um dos seus principais e mais caros ingredientes. Trata-se de uma trepadeira, responsável pelo sabor amargo que dá à cerveja um sabor característico. Além da produção cervejeira, o lúpulo tem outras importantes aplicações que incluem a indústria farmacêutica, fitoterápica e cosmética, dentre outros.
Atualmente, o Brasil importa cerca de quatro mil toneladas de lúpulo por ano, totalizando um investimento de R$ 200 milhões, a maior parcela, 55%, é proveniente da Alemanha e 43% dos Estados Unidos. No Brasil, a maior parte da flor de lúpulo tem sido produzida nas serras gaúcha e da Mantiqueira. Desde 2016, produtores de cerveja artesanal da Região Serrana do Rio têm produzido, ainda em escala não comercial, diversas variedades de lúpulos.
Com a perspectiva de um mercado diferenciado e promissor, especialmente, devido à popularidade da cerveja artesanal e com a criação do projeto de lei 3.308/17, que reconhece o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e Região (que reúne 28 marcas oriundas de 12 fábricas), tem-se buscado divulgar o potencial do lúpulo através de eventos como a Festa da Flor de Lúpulo.
Com o potencial do lúpulo reconhecido, foi criada uma rede de promoção, envolvendo um grupo de pesquisadores da Embrapa Agrobiologia e Agroindústria de Alimentos, técnicos da Emater-Rio, coordenação da rota cervejeira do Rio, diretoria executiva da associação empresarial, que reúne e representa os interesses das empresas detentoras de marcas próprias de cerveja, conselho da Acianf, além de produtores de lúpulo e de cerveja artesanal.
Deixe o seu comentário