Ocupação hoteleira volta ao patamar do período pré – pandemia

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada
quarta-feira, 28 de setembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

O turismo, cujo dia foi celebrado na terça-feira, 27, está crescendo em todo o mundo. No Brasil, o setor faturou R$ 18,3 bilhões em julho, segundo o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio). De acordo com a entidade, isso significou crescimento de 32,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação a julho de 2019, antes da pandemia da Covid-19, o faturamento foi 2% inferior.

O mesmo cenário também se verifica em Nova Friburgo, diz o presidente do  Convention & Visitors Bureau do município, Edson Almeida, o Biá. 

“Apesar de agora estarmos na baixa temporada, a ocupação hoteleira tem ficado num patamar de normalidade a exemplo do período pré-pandemia, acima de 60%, em média”, disse, ressaltando que em julho, a alta temporada, a ocupação ficou em torno de 85%.

“Estamos retornando ao que éramos antes da pandemia, com nosso típico clima de inverno atraindo turistas. Além disso, as nossas belezas naturais, o valor acessível, em relação a outros destinos serranos, a segurança pública e os eventos atraem os visitantes”, relata Biá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Marketing, que se baseia nos dados do Cadastur, atualmente, cerca de 40 estabelecimentos de meios de hospedagem estão cadastrados no sistema do Ministério do Turismo. Além disso, considerando o número de estabelecimentos cadastrados no Cadastur, são aproximadamente 935 imóveis alugados por temporada e 2.805 leitos.

Geração de Emprego

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram um aumento no número de vagas do setor. As áreas de alojamento e alimentação tiveram a criação de 143 novas vagas este ano. Dentro do setor de serviços, que engloba saúde, educação, serviço público, entre outros, alojamento e alimentação ficaram em segundo lugar na geração de empregos.

Para a formação de mão de obra especializada, Nova Friburgo hoje dispõe de um curso de graduação em Gestão de Turismo e cursos como os de recepcionista, garçom, estre outros, no Senac

Aumento do número de visitantes

Além dos turistas que se hospedam na cidade, Nova Friburgo recebe também muitos visitantes, que somente passam o dia na cidade. De acordo com a Secretaria de Turismo, em junho e julho, a cidade recebeu 369 veículos de turismo, totalizando um fluxo médio de 11.600 pessoas.

E a expectativa para o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, é grande, já que acontecerá no mesmo período o tradicional Festival do Morango e Chocolate. “Nos períodos de baixa temporada, Nova Friburgo tem se posicionado com calendário de eventos e atividades diversificados em todos os meses, o que tem sido ponto de atração de turistas. A cidade tem em seus distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, por exemplo, belezas naturais como trilhas, rios e cachoeiras, que atraem turistas em busca da tranquilidade e proximidade com a natureza”, disse Renan Alves, secretário de Turismo e Marketing.

LEIA MAIS

Há vagas para pessoas com todos os níveis de escolaridade e também para estágios

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Há vagas para pessoas com todos os níveis de escolaridade e também para estágios

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra