Lixo eletrônico: poluição tecnológica, um problema do século XXI

Em Nova Friburgo, LBV promove coleta para reciclagem
quarta-feira, 26 de março de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Atualmente mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano, o que deixa claro a importância crescente da reciclagem, que também apresenta números preocupantes: só se reciclam apenas 17,4% desses resíduos. Se esta tendência se mantiver, a ONU estima que poderemos chegar a acumular 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2050.

O volume de resíduos eletrônicos produzido e a má administração de sua reciclagem ameaçam o meio ambiente. Entre as substâncias mais habituais que contêm estes resíduos há elementos como: cádmio, chumbo, óxido de chumbo, antimônio, níquel ou mercúrio. Estes componentes tóxicos poluem rios, lagos e mares, emitindo gases à atmosfera que provocam desequilíbrios nos ecossistemas. Reverter o modelo de produção e consumo para diminuir a quantidade de resíduos eletrônicos é, consequentemente, uma obrigação inadiável.

(Foto: Ellida Mariane)

Em Nova Friburgo, a coleta de lixo eletrônico vem sendo incentivada com algumas ações que estimulam o descarte correto, entre elas o projeto  SustentArp, no Espaço Arp, e a Legião da Boa Vontade (LBV), que lançou parceria com a indústria Fox, o projeto Eletrosolidário, que recolhe eletrodomésticos e eletroeletrônicos que iriam para o lixo comum, transformando-os em recursos em prol de crianças e adolescentes de famílias em vulnerabilidade social. 

Para participar basta depositar voluntariamente os eletroeletrônicos e eletrodomésticos, exceto pilhas, baterias e lãmpadas na caixa coletora instalada na unidade local LBV, na Avenida Júlio Antônio Thurler, 4, no bairro Olaria. Todo o valor apurado com a reciclagem será revertido para os projetos sociais da instituição. 

Como reduzir

O consumo de aparelhos cresce a cada dia e são trocados com mais rapidez. Mudar esta tendência depende tanto do usuário, que deve ser menos permeável às estratégias de marketing que incentivam o consumo, como dos fabricantes, que cada vez mais optam por tendências como o design ecológico.

Como reutilizar

Os especialistas em reciclagem eletrônica recomendam que amigos ou familiares herdem os aparelhos que ainda funcionam ou que sejam vendidos em mercados de segunda mão. Também existe a possibilidade de doar o produto a uma ONG especializada.

Estimulando a reciclagem

Quando o produto já não funcionar e não houver possibilidade de ser utilizado por alguém próximo, a opção deve ser a reciclagem. Uma opção para o consumidor é entregar o aparelho antigo no estabelecimento onde for comprar o novo ou em alguma empresa que se dedique à recuperação de equipamentos eletrônicos.

Benefícios da reciclagem de lixo eletrônico

A reciclagem de equipamentos eletrônicos melhora a qualidade do meio ambiente e também traz outros benefícios. A União Internacional de Telecomunicações (UIT) considera que estes objetos, se receberem o tratamento de reciclagem adequado, podem gerar oportunidades cujo valor ultrapassa 62,5 bilhões de dólares anuais e criar milhões de novos empregos em todo o mundo.

Neste sentido, tanto esta organização como a ONU determinaram como meta aumentar a porcentagem global de reciclagem até 30% e alcançar 50% nos países com legislação sobre resíduos eletrônicos. Atualmente, apenas 17,4% dos resíduos são reciclados, o que ainda está longe desses números.

 

* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
(Foto: Divulgação LBV)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: