Liberado funcionamento do comércio aos sábados em bandeira laranja

Decreto inicial desagradou aos empresários do setor, que se sentiram preteridos em relação aos shoppings, autorizados a abrir todos os dias
quarta-feira, 29 de julho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Comércio fechado em Friburgo durante a pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)
Comércio fechado em Friburgo durante a pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)

O decreto 650 publicado pelo prefeito Renato Bravo na noite de terça-feira, 28, no Diário Oficial eletrônico do município alterou o decreto 645, de 24 de julho, permitindo o funcionamento do comércio aos sábados, inclusive na bandeira laranja, estágio atual do município desde a última segunda-feira, 27, até o domingo, 2 de agosto.

De acordo com as determinações iniciais do decreto 645, na bandeira laranja o comércio poderia funcionar das 12h às 20h, apenas de segunda à sexta-feira. A partir de agora, o segmento também está autorizado a abrir as portas aos sábados, no mesmo horário. 

A alteração se fez necessária já que o mesmo decreto prevê o funcionamento dos shoppings centers das 10h às 22h, todos os dias da semana, exceto quando atingida a bandeira roxa, estágio mais rígido de restrições da Retomada Gradual e Segura das Atividades. A determinação inicial desagradou os empresários do setor, que se sentiram preteridos em relação aos shoppings centers.

Confira como deverá funcionar o comércio e prestadores de serviço – ainda que localizados em centros comerciais, galerias, centros comerciais ou congêneres, em cada uma das bandeiras estipuladas pela Prefeitura de Nova Friburgo através do decreto 645 e atualizadas pelo decreto 650.

  • Bandeira roxa: será restrito às atividades essenciais e dos segmentos autorizados.
  • Bandeira vermelha: funcionará das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, com o acesso dos clientes de forma controlada e com o atendimento na proporção de um cliente para cada funcionário, observando as medidas sanitárias.
  • Bandeira laranja: funcionará das 12h às 20h, de segunda a sábado, com o acesso dos clientes de forma controlada e com o atendimento na proporção de um cliente para cada funcionário, observando as medidas sanitárias.
  • Bandeira amarela: funcionará das 10h às 20h, de segunda a sábado, com o acesso dos clientes de forma controlada e com o atendimento na proporção de um cliente para cada funcionário, observando as medidas sanitárias.
  • Bandeira verde: funcionarão em sua plenitude, respeitando, obrigatoriamente, o regramento sanitário vigente.

Além disso, o ato oficial também reforça que o atendimento dos prestadores de serviços em geral deverá, obrigatoriamente, ser na forma de agendamento, vedada a espera do usuário/cliente no interior do estabelecimento.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra