Justiça homologa acordo para ampliar salas de recursos multifuncionais

Acordo prevê a criação, ainda neste ano, de 135 novas salas de recursos multifuncionais em toda a rede estadual de ensino
terça-feira, 28 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro homologou, na semana passada, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do estado (MPRJ) e a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) para ampliar o número de salas multifuncionais nas escolas da rede estadual de ensino. Essas salas deverão possuir professores capacitados. O acordo prevê a criação, ainda neste ano, de 135 novas salas de recursos multifuncionais em toda a rede estadual de ensino.

As salas de recursos multifuncionais são espaços especializados para inclusão dos alunos que necessitam de apoio pedagógico complementar ou suplementar e que estejam incluídos em classes comuns. O objetivo é garantir o acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com necessidades de atendimento especializado no ensino regular.

Atualmente, de acordo com a Seeduc, estão em funcionamento 181 salas no Grande Rio. Pelo acordo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro se compromete a também manter as salas já em funcionamento. O termo de autocomposição proposto pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital foi validado pelo Juízo da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital. 

O MPRJ destacou que a deliberação 355, do Conselho Estadual de Educação, prevê a construção de salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado aos alunos que necessitem de apoio pedagógico complementar ou suplementar, e que estejam incluídos em classes comuns.

Como a deliberação não estava sendo cumprida, foi ajuizada uma ação civil pública para que o Governo do Estado ampliasse o número de salas de recursos multifuncionais em sua rede. A homologação do termo extingue a ação.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: