Invenções de alunos de Friburgo podem otimizar processos da costura

MecaTech auxilia costura das alças do sutiã e SDE organiza etiquetas
quarta-feira, 08 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Pensando em melhorar o processo da costura na moda íntima, alunos da Firjan Senai Nova Friburgo criaram o MecaTech - Projeto acessório para auxiliar na costura das alças do sutiã. Já os alunos da Firjan Senai  Espaço da Moda, inventaram o SDE – Projeto suporte organizador de etiquetas para máquinas de costura que visa agilizar, otimizar e aumentar a produção da costura.

Em formato híbrido, esses e outros cinco projetos de soluções inovadoras para problemas da indústria serão apresentados na próxima quarta-feira, 8/, das 14h às 18h, na sede da Firjan, na Cinelândia, Centro do Rio, e ao vivo no YouTube da Firjan Senai.

O Demoday Inova SENAI  apresenta os projetos a empresas e investidores de todo o estado do Rio. Os selecionados no Inova Firjan Senai 2021, em dezembro, foram pré-acelerados e receberam uma consultoria para ajudar na fase de incubação das ideias, e ainda  poderão participar do Inova Nacional, em novembro, onde terão a oportunidade de ganhar ainda mais visibilidade.

Fernando Pinto, coordenador técnico de Educação Profissional da Firjan Senai, explica que o objetivo do projeto é fortalecer a relação dos estudantes com os empresários do ecossistema de inovação, gerando novas oportunidades de negócios e soluções inovadoras para indústria. Segundo ele, as etapas aprimoram e capacitam competências dos jovens para o mundo do trabalho, e desenvolvem habilidades fundamentais para torná-los bons profissionais em diversos segmentos industriais.

“Os alunos da Firjan SENAI têm a oportunidade de exercitar a criatividade, o empreendedorismo, a inovação e ainda a chance de participar de um processo de aceleração de seu projeto”, disse.

Mais informações: https://firjansenai.com.br/cursorio/projetos/inova-firjan-senai

Etapas

A dinâmica do Inova Firjan SENAI é a seguinte: alunos que se interessem por submeter seus projetos indicam para a unidade Firjan SENAI. A unidade seleciona os quatro melhores projetos para representá-la. Depois disso, acontece uma avaliação regional onde saem os quatro melhores projetos da região, totalizando até 16 projetos.

A próxima etapa é chamada de Mostra Inova para selecionar até 8 melhores projetos para participarem do processo de aceleração. Durante 4 meses, as equipes dos projetos selecionados são mentoradas por especialistas que auxiliam a lapidar seus projetos para que estes possam estar aderentes ao mercado.

Por fim, os projetos vão para o Demoday, onde são apresentados para uma rede de profissionais ligados ao ecossistema de inovação do Rio de Janeiro

 

Programação Demoday Inova SENAI

Data: 8/0/22 - 14h às 18h

 

14h – Abertura

 

15h – Apresentação dos Projetos

  • Projeto PL Eco / Firjan SENAI Barra Mansa

Reaproveitamento dos resíduos orgânicos da indústria avícola, a partir da transformação das penas em um material sustentável para ser aplicado na construção civil.

  • VC Segurança e Tecnologia Projeto S.A.P.E - Suporte de afiação e proteção para Esmeril / Firjan SENAI Barra Mansa                            

Diminuir os riscos de acidentes por meio do manuseio do esmeril, assim diminuindo os prejuízos para a empresa com perdas ou até mesmo afastamento devido a acidentes.                                                                                                                         

  • C.L.I – Projeto Compactador de Lixo Interno / Firjan SENAI Barra Mansa                                                             

Reduzir o volume de lixo nas lixeiras de fast food, parques e praças de alimentação.                                                                                                                             

  • MecaTech - Projeto acessório para auxiliar na costura das alças do sutiã / Firjan SENAI Nova Friburgo                            

Melhorar o processo de costura das alças dos sutiãs.     

  • Alpha TechLab Projeto SILP - Sistema Inteligente de Limpeza para Piscinas / Firjan SENAI Jacarepaguá                               

Através da tecnologia IoT, com o controle pelo celular do consumidor e a utilização de aplicativo para solucionar problemas e fornecer conforto e qualidade de vida na manutenção de piscinas residenciais e comerciais.

  • SDE – Projeto suporte organizador de etiquetas para máquinas de costura / Firjan SENAI Espaço da Moda Nova Friburgo

Agilizar, otimizar e aumentar a produção da costura.

  • Hórus Sensorial – Projeto Sensor Cap / Firjan SENAI Nova Iguaçu                                          

Composto de três dispositivos com sensores de sonoros acoplados no interior do forro de um capacete com o objetivo na prevenção de acidentes no trânsito gerados por estresse, imprudência, distração e vias públicas esburacadas   

 

17h30 às 18h – Mesa de conversa com o tema “O futuro do trabalho e o protagonismo empreendedor nas escolas”

18h – Encerramento.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios