Instagram acaba com filtros a partir do dia 14/01

A mudança é consequência do encerramento da plataforma Meta Spark, usada por criadores independentes para desenvolver e publicar efeitos que podiam ser usados publicamente
terça-feira, 14 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Os filtros de realidade aumentada (AR) lançados por usuários no Instagram e Facebook serão suspensos a partir desta terça-feira,14. Mais de dois milhões de efeitos criados por terceiros, incluindo filtros de beleza e publicitários desenvolvidos por marcas, não estarão mais disponíveis nas redes sociais da Meta.

A mudança é consequência do encerramento da plataforma Meta Spark, usada por criadores independentes para desenvolver e publicar efeitos que podiam ser usados publicamente. Segundo a empresa, a ferramenta era usada por 600 mil desenvolvedores em 190 países. Com a decisão, apenas os filtros próprios da Meta, ou seja, aqueles criados e mantidos pela empresa, continuarão acessíveis nas redes sociais da companhia. Até o fim do ano passado, a companhia contava com cerca de 160 deles.

O que a Meta alega

A decisão da Meta foi comunicada em agosto do ano passado. De acordo com a companhia, a decisão faz parte de uma estratégia para concentrar investimentos em outras prioridades, como o desenvolvimento de óculos de realidade aumentada. A empresa, nos últimos dois anos, tem ampliado a aposta em tecnologias de computação (como o óculos inteligente da Ray-ban e o Quest), além de investir na expansão da inteligência artificial em todas suas plataformas, incluindo o WhatsApp.

"Estamos comprometidos com nossos investimentos de longo prazo em novas plataformas que vão além das experiências 2D atuais", declarou na ocasião em que anunciou o fim dos filtros.

O que muda sem os filtros de criadores

Usuários que já utilizaram filtros criados por terceiros em conteúdos como stories ou reels não terão suas publicações impactadas. No entanto, não será possível acessar ou usar novos efeitos criados por terceiros a partir de terça-feira.

O anúncio marca o fim de um período de sete anos que ajudou a popularizar os filtros de realidade aumentada. Ferramentas dentro do Spark - como o Meta Spark Studio (para criar efeitos), o Meta Spark Player (para testar e visualizar os filtros) e o Meta Spark Hub (para disponibilizá-los e gerenciá-los) - também serão desativadas, o que vai impedir que criadores publiquem, administrem ou desenvolvam novos efeitos.

Reação ao fim dos filtros de terceiros

A alternativa para os usuários será a aplicação de filtros em vídeos e fotos em ferramentas independentes, para depois publicar o conteúdo nas redes da Meta. A mudança gerou reação de criadores, que criticaram a decisão por limitar possibilidades de criação dentro das plataformas da empresa.

A empresa, no entanto, vinha lidando há anos com críticas por parte de especialistas sobre a disseminação dos filtros nas redes, que disseminavam padrões de beleza irreais. Apesar da Meta não citar o tema da saúde mental na decisão, outras redes incluíram recentemente limitações sobre os efeitos. O TikTok, em novembro do ano passado, passou a restringir o acesso a filtros de beleza para menores de 18 anos.

Impacto nos empreendedores digitais

Com o encerramento do Meta Spark, ferramenta amplamente utilizada por empreendedores digitais para criar filtros personalizados, muitos profissionais terão que reavaliar suas estratégias de marketing. A mudança pode levar à redefinição de estratégias de conteúdo, exigindo que criadores busquem novas maneiras de captar a atenção do público. Além disso, parcerias diretas com a Meta podem se intensificar, dado que apenas os filtros da empresa continuarão disponíveis. Outra possível adaptação inclui a migração para outras plataformas sociais que ainda ofereçam funcionalidades semelhantes, garantindo a continuidade do engajamento dos usuários.

O que são os filtros do Instagram?

Os filtros são ferramentas que utilizam efeitos de câmera acoplados a recursos de tecnologia de realidade aumentada para modificar a imagem real. Desse modo, os usuários conseguem alterar a imagem do próprio rosto ao aplicar um filtro utilizando a câmera frontal do seu smartphone.

Além disso, quando a ideia é alterar a imagem do local onde está, basta fazer a foto com a câmera traseira. Tais modificações e interferências ficam gravadas nas imagens fotografadas, que são os conhecidos efeitos do filtro do Instagram. Tais recursos possibilitam alterar, por exemplo, cor dos olhos, brilho, maquiagens e o formato do rosto ou do corpo.

 

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