Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro terminam no dia 30

Programa tem como objetivo levar aprendizado sobre política e democracia para estudantes e professores
sexta-feira, 16 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Estão abertas até o próximo dia 30 as inscrições para a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa, oferecido pela Câmara dos Deputados, ficou suspenso por dois anos em razão da pandemia de Covid-19 e retoma as atividades presenciais neste ano, com regras e programação reformuladas. O tema de 2023 é “A educação que queremos”.

Podem participar do PJB estudantes entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas e particulares, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O programa de educação para a democracia simula a jornada parlamentar com os estudantes. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.

Etapas

O programa é realizado em 3 etapas — local, estadual e nacional

A etapa local — Jornada de Aprendizagem Cidadã — será realizada de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades promovidas à distância nas próprias cidades dos alunos inscritos. São disponibilizadas 1.080 vagas para a etapa local — 40 para cada unidade da Federação. As vagas são preenchidas por meio de sorteio eletrônico. Nesta etapa, cada estudante deverá formular e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem, a partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens.

A etapa estadual, também realizada a distância, será de 11 de setembro a 10 de novembro. Para essa fase, são selecionados 108 estudantes — 4 vagas por estado e para o Distrito Federal — a partir dos melhores discursos da primeira etapa. Na fase estadual, é feita a seleção do deputado ou deputada jovem que virá à Câmara dos Deputados.

A etapa nacional será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 5 a 7 dezembro. São 27 vagas, sendo uma para cada unidade da Federação. A missão dos jovens nesta etapa será aprimorar as ideias e propostas que trouxeram de seus estados e elaborar conjuntamente uma Carta do PJB à Câmara. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, seus anseios e seus sonhos para a educação.

A Câmara dos Deputados irá custear para os finalistas e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento em Brasília.

Inscrições

Para participar, o estudante precisa enviar a inscrição até o próximo dia 30, por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara dos Deputados, onde o regulamento pode ser conferido. Mais informações estão disponíveis na página do PJB na internet; na página da Escola da Câmara no Facebook ou ainda pelo Disque Câmara (0800 0 619 619).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: