Iniciada a construção de faixa para ciclistas na Avenida Euterpe

Divisórias estão sendo instaladas entre a ponte da Rua Sete e a esquina com a Rua Padre Yabar
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Mudanças: a obra na Avenida Euterpe (Fotos: Henrique Pinheiro)
Mudanças: a obra na Avenida Euterpe (Fotos: Henrique Pinheiro)

Motoristas e pedestres que passaram nesta quarta-feira, 12, pela Avenida Euterpe Friburguense, no Centro, tiveram a atenção voltada para uma ação da Prefeitura de Nova Friburgo na pista esquerda da via, que agora será destinada exclusivamente ao tráfego de bicicletas. Divisórias de concreto pré-moldadas estão sendo instaladas no trecho entre a ponte da Rua Sete de Setembro e a esquina com a ponte da Rua Padre Yabar.

O trabalho está sendo feito em um trecho de aproximadamente 400 metros e a expectativa é de que essa etapa do serviço seja finalizada ainda nesta quinta-feira, 13. Posteriormente o piso também será pintado de vermelho, de modo a melhor sinalizar o espaço que será destinado aos ciclistas. Segundo a prefeitura, a via compartilhada deverá ficar pronta até o final de setembro. Comerciantes do lado esquerdo da Avenida Euterpe Friburguense acompanharam curiosos a instalação das divisórias.

“Não fomos informados sobre essa mudança. Fomos pegos de surpresa. Vamos aguardar para ver como vai ficar, especialmente se terá espaço suficiente para entrada e saída de veículos nas oficinas. Prefiro esperar a conclusão da obra para elogiar ou criticar”, afirmou o proprietário de uma das diversas oficinas mecânicas existentes no local.  

Obviamente, quem gostou de cara da novidade foram os ciclistas. Afinal de contas, é mais um local para pedalar com segurança na cidade: “Vai ficar muito bom. Acabei de passar por ali, mas confesso que não tinha entendido muito bem o que estava sendo feito. Agora que vocês me explicaram, com certeza vai ser uma boa. Vai dar mais segurança para a gente e agilizar ainda mais o percurso. Sem a ciclovia, temos que dividir espaço com os pedestres. Gostei bastante”, destacou o ciclista e instalador de ar condicionado, Leandro da Silva Pereira.

O trecho compartilhado – quando não há divisão entre faixa para ciclista e faixa para pedestre - se estende do trevo de Duas Pedras até a Rua Padre Yabar, onde começará a ciclovia, exclusiva para ciclistas, que irá contornar uma faixa da Avenida Euterpe Friburguense até a ponte da Rua Sete de Setembro (em frente ao largo do bar Barbatana).

Já a via partilhada se estenderá da ponte da Rua Sete de Setembro até a altura da Igreja Luterana, no Paissandu, pelas avenidas Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt. Ela é chamada partilhada porque terá uma faixa exclusiva para ciclistas, pintada de vermelho, e outra, separada, para pedestres. As obras foram iniciadas em meados de julho de 2019 com previsão inicial de conclusão em novembro do mesmo ano.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | Trânsito