Incêndios florestais em Friburgo aumentam quase 50% em relação a 2020

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 57 registros em 2020 contra 83 ocorridos até agora este ano
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Fogo na mata no início desta semana (Foto: Adriana Oliveira)
Fogo na mata no início desta semana (Foto: Adriana Oliveira)

Os incêndios florestais em Nova Friburgo aumentaram quase 50% neste ano em comparação ao ano passado, informa Wanderson Nogueira na sua coluna "Observatório". Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 57 registros em 2020 contra 83 ocorridos até agora, neste ano. A baixa umidade do ar e a falta de chuvas colaboram para esses incidentes, mas continua sendo a população a maior responsável pelas queimadas. O difícil é conseguir responsabilizar quem provocou. Pode ser o lixo, mas também proprietários que aproveitam para limpar seus terrenos.

Para aumentar ainda mais a preocupação, o mês de setembro é geralmente o mais crítico. Bombeiros, Defesa Civil e Inea, o Instituto estadual do Ambiente, já estão em alerta para coibir a prática, mas também para enfrentar os possíveis incêndios. Algumas queimadas chamam a atenção de toda população e assustam, como a ocorrida nesta semana entre a Granja Spinelli e o Vale dos Pinheiros e outra na RJ-130 (Tere-Fri).     

Aliás, a umidade relativa do ar em Nova Friburgo chegou a níveis de Brasília, capital federal conhecida pelo ar seco. Chegou a bater apenas 27% nesta semana. Registro da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Salinas. As temperaturas continuam acima dos padrões do inverno. A previsão é de que a partir deste fim de semana haja queda nas temperaturas. A conferir.

LEIA MAIS

Friburgo registra mínima de 8 graus em plena primavera, mas sol deve reaparecer aos poucos a partir desta quinta

"Perdemos mais de 14 alas ensacadas, carro alegórico, material de acabamento e decoração", contabiliza a direção da escola

Áreas de instabilidade impedem sol pleno nos próximos dias. RJ-116 registrou 5 acidentes no fim de semana

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: fogo | Clima