Idosos voltam a morrer mais por Covid no Estado do Rio, mesmo após segunda dose

Variante Delta faz Rio se tornar o único estado do Brasil com tendência de alta de óbitos pela doença; ministério ainda avalia terceira dose
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Rio de Janeiro é o único estado em vermelho, no mapa da Covid (Reprodução G1)
O Rio de Janeiro é o único estado em vermelho, no mapa da Covid (Reprodução G1)

O número de óbitos em idosos com esquema vacinal completo aumentou no Estado do Rio, segundo a Secretaria estadual de Saúde. Gráficos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde  mostram que, a partir da 22ª semana epidemiológica de início de sintomas, a quantidade de mortes de quem já tomou as duas doses da vacina fica maior do que o número de pessoas com apenas a primeira dose. 


A Fiocruz também já identificou uma alta na quantidade de óbitos por Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, na cidade do Rio. É o primeiro aumento no número de mortes nessa faixa etária desde fevereiro. Para os cientistas de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica (Mave-Fiocruz), que desenvolvem o estudo, a situação dos idosos com 80 anos ou mais é ainda mais crítica. O próprio prefeito Eduardo Paes já admitiu que a capital está se tornando o epicentro da variante Delta no país.


Além disso, o Rio de Janeiro é, hoje, o único estado do Brasil a apresentar tendência de alta nas mortes por Covid-19, segundo informações do consórcio  de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.  A maioria dos estados, 16 deles, apresenta tendência de queda, segundo o portal de notícias G1.


Segundo o secretário estadual de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe, é  um sinal de alerta. “O óbito em pessoas vacinadas cai com uma dose e depois os óbitos em pessoas com duas doses têm um aumento discreto recente. A gente chega a duas conclusões: o fator de risco para adoecimento é a idade e o fato de ter duas doses nas últimas projeções já mostra um enfraquecimento da proteção”, disse ele ao jornal O Globo.


Diante dos dados, Chieppe sinalizou a possibilidade da aplicação de uma terceira dose.  A decisão caberá ao Ministério da Saúde. O governo federal ainda não definiu o início da aplicação de mais uma dose de reforço em idosos. O ministro Marcelo Queiroga já disse que uma terceira dose no país só será considerada após 75% da população ter tomado as duas doses.

“É provável que haja necessidade de uma terceira dose, mas só vamos avançar na terceira dose quando houver a população vacinada com as duas doses. Falei que 75% da população brasileira em outubro estaria vacinada com a segunda dose. Então, esse seria mais ou menos o prazo, mas espero também dados de uma pesquisa que o Ministério da Saúde encomendou para tomar a melhor decisão, baseada em evidências”, disse ele na última quinta, 19.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra