Idosos a partir de 82 anos de Friburgo ainda têm esta terça para se vacinar

Novo público-alvo foi definido a partir da chegada de 1.500 doses de Coronavac na última quinta
sexta-feira, 05 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Seu Abdo Carim, de 104 anos, sendo vacinado no drive-thru da Covid (Arquivo AVS)
Seu Abdo Carim, de 104 anos, sendo vacinado no drive-thru da Covid (Arquivo AVS)

As 1.500  doses de Coronavac recebidas por Nova Friburgo na última quinta-feira, 4, já tem um novo público-alvo: idosos a partir dos 82 anos de idade. As doses serão aplicadas na próxima segunda e na terça-feira, 8 e  9, das 10h às 15h.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, as subsecretarias de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, setores responsáveis pela imunização, atenderão todas as regiões da cidade. 

Na segunda-feira, 8, a vacinação acontecerá na Policlínica Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, e nas Estratégias de Saúde da Família  (ESFs) de Riograndina, Lumiar, São Pedro da Serra, Cordoeira, Mury (atendendo Stucky e Vargem Alta), a Policlínica Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, atenderá também ao condomínio Terra Nova; e Tunney Kassuga, que atenderá as estratégias das ruas Xingu, Espírito Santo e Augusto Nicolau Rodrigues.

Na terça-feira, 9, a vacinação acontecerá nas localidades de Campo do Coelho, que expandirá o atendimento para Conquista, Centenário e São Lourenço; Amparo e Varginha, que também ampliará o atendimento para Nova Suíça. 

A secretaria lembra que segue todas as regras impostas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e que o cronograma de vacinação avança conforme o município recebe doses do governo federal, por meio do Ministério da Saúde e do governo do estado.

Neste sábado , 6, idosos de 90 anos ou mais que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Nova Friburgo receberão a segunda dose. Um  drive-thru  será montado no posto do Detran, em Duas Pedras, das 10h às 15h, para atender moradores das áreas e bairros que não são cobertos pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Os que foram vacinados em domicílio serão revisitados por profissionais das subsecretarias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, em data ainda a ser divulgada pela prefeitura.

A primeira dose desta faixa etária foi aplicada no último dia 15 de fevereiro, segunda-feira de carnaval. 

A vacinação contra o coronavírus começou em Nova Friburgo em 19 de janeiro. Idosos asilados e profissionais de saúde foram os primeiros a receber as primeiras doses do primeiro lote da Coronavac. Simbolicamente, os servidores públicos Renê Américo Folly, de 74 anos, e Odaléa Noel, de 67, foram os primeiros friburguenses vacinados contra a Covid-19, no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra