Idosos a partir de 82 anos de Friburgo ainda têm esta terça para se vacinar

Novo público-alvo foi definido a partir da chegada de 1.500 doses de Coronavac na última quinta
sexta-feira, 05 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Seu Abdo Carim, de 104 anos, sendo vacinado no drive-thru da Covid (Arquivo AVS)
Seu Abdo Carim, de 104 anos, sendo vacinado no drive-thru da Covid (Arquivo AVS)

As 1.500  doses de Coronavac recebidas por Nova Friburgo na última quinta-feira, 4, já tem um novo público-alvo: idosos a partir dos 82 anos de idade. As doses serão aplicadas na próxima segunda e na terça-feira, 8 e  9, das 10h às 15h.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, as subsecretarias de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, setores responsáveis pela imunização, atenderão todas as regiões da cidade. 

Na segunda-feira, 8, a vacinação acontecerá na Policlínica Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, e nas Estratégias de Saúde da Família  (ESFs) de Riograndina, Lumiar, São Pedro da Serra, Cordoeira, Mury (atendendo Stucky e Vargem Alta), a Policlínica Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, atenderá também ao condomínio Terra Nova; e Tunney Kassuga, que atenderá as estratégias das ruas Xingu, Espírito Santo e Augusto Nicolau Rodrigues.

Na terça-feira, 9, a vacinação acontecerá nas localidades de Campo do Coelho, que expandirá o atendimento para Conquista, Centenário e São Lourenço; Amparo e Varginha, que também ampliará o atendimento para Nova Suíça. 

A secretaria lembra que segue todas as regras impostas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e que o cronograma de vacinação avança conforme o município recebe doses do governo federal, por meio do Ministério da Saúde e do governo do estado.

Neste sábado , 6, idosos de 90 anos ou mais que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Nova Friburgo receberão a segunda dose. Um  drive-thru  será montado no posto do Detran, em Duas Pedras, das 10h às 15h, para atender moradores das áreas e bairros que não são cobertos pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Os que foram vacinados em domicílio serão revisitados por profissionais das subsecretarias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, em data ainda a ser divulgada pela prefeitura.

A primeira dose desta faixa etária foi aplicada no último dia 15 de fevereiro, segunda-feira de carnaval. 

A vacinação contra o coronavírus começou em Nova Friburgo em 19 de janeiro. Idosos asilados e profissionais de saúde foram os primeiros a receber as primeiras doses do primeiro lote da Coronavac. Simbolicamente, os servidores públicos Renê Américo Folly, de 74 anos, e Odaléa Noel, de 67, foram os primeiros friburguenses vacinados contra a Covid-19, no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro.

LEIA MAIS

Profissionais fazem apelos nas redes sociais e prefeitura confirma situação crítica

Do total agora de 110 vagas, 94 estavam ocupadas, contra 69 na véspera, de um total de 93. Novos casos chegam a 256 em 24h

Dos 50 leitos disponíveis em toda a cidade, 49 estão ocupados. Deputado pede ajuda das Forças Armadas e Raul Sertã ganha nova ala Covid

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra