Hospital de Campanha: Início do funcionamento é esperado para maio

Com 100 leitos, sendo 20 de UTI, unidade vai auxiliar no combate ao Covid-19
sábado, 25 de abril de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

No início deste mês o Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou a montagem do Hospital de Campanha, no ginásio Frederico Sichel, do Sesi, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino. A nova unidade vai auxiliar no combate ao coronavírus recebendo pacientes com a doença. Apesar de ainda não estar em funcionamento, a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA foi autorizada a fazer imagens do processo de montagem. O início do funcionamento está previsto para o mês que vem. 

A estrutura, que vai contar com 100 leitos, fica dentro do complexo esportivo do Sesi e tinha a previsão de começar a funcionar ainda neste final de mês, mas de acordo com o Governo do Estado do Rio, o início das operações será de acordo com a demanda. O local escolhido foi estratégico. A unidade está localizada a margem de uma rodovia estadual, a RJ-116 facilitando o acesso de pacientes de cidades vizinhas do Centro-Norte do Estado, como Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Macuco, Carmo e Sumidouro.

A estrutura conta com três tendas montadas. A menor delas, ao que parece, deve ser a porta de entrada dos profissionais de saúde que irão trabalhar na unidade. Neste local haverá vestiários, banheiros e locais próprios para que os funcionários realizem todos os processos de higienização. Ao lado, em uma tenda um pouco maior, está previsto para funcionar os consultórios e o quartos de enfermaria para casos mais brandos de coronavírus. E na terceira tenda, a maior delas, deve funcionar os quartos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), para os casos mais graves. O processo de montagem está dentro do cronograma. 

Mais profissionais de saúde

De acordo com o secretário municipal de saúde de Nova Friburgo, Marcelo Braune, a prefeitura pretende contratar mais profissionais de saúde. Atualmente, o quadro de funcionários é de 1.719 pessoas. “Nós estamos com um processo seletivo em andamento, é provável que daqui há mais um semana tenhamos mais gente contratada. Com a chegada do hospital de campanha teremos mais profissionais de saúde atuando no combate ao coronavírus. “Nós conseguimos, em uma parceria com o Sesc, a utilização da pousada do daquela unidade para os profissionais que precisem ficar em quarentena para evitar circular e ter contato com familiares”, disse o prefeito Renato Bravo em entrevista na última semana.

O que diz o Governo do Estado

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES), todo leito de UTI conta com um respirador. A SES vai disponibilizar na capital, Região Metropolitana e interior 3.414 leitos. Desses, ddois mil serão leitos em hospitais de campanha, que serão inaugurados de forma gradativa no mês de maio, de acordo com a evolução da pandemia. As primeiras a serem abertas serão as unidades do Leblon e Maracanã. “A SES esclarece que o planejamento dos hospitais de campanha foi baseado em análise técnica, além da viabilidade de localização”.

 A nota informou ainda que os dois mil leitos de campanha serão distribuídos da seguinte maneira: 400 no Complexo do Maracanã, sendo 80 de UTI; 200 em São Gonçalo (no Clube Mauá), sendo 40 de UTI; 200 ao lado do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, sendo 200 de UTI; 200 no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, sendo 50 de UTI; 200 no terreno do 23º BPM, no Leblon, sendo 100 de UTI; 100 em Campos dos Goytacazes, no Centro, sendo 20 de UTI; 100 ao lado do Hospital Regional Gélio Alves Faria, em Casimiro de Abreu, sendo 20 de UTI; e 100 em Nova Friburgo, sendo 20 de UTI.

 Além desses, 500 leitos serão construídos em Nova Iguaçu, sendo 200 numa unidade de campanha (40 deles de UTI) e outros 300 (120 de UTI) sobre uma estrutura modular, que ficará de legado para a população após a pandemia. Por fim, a SES frisa que, para evitar um colapso na rede de saúde, a população deve ficar em casa e seguir as recomendações de isolamento, proteção e de higiene para controle da doença.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Trecho será interditada para a realização da Festa da Cerveja e da Semana da Reforma Protestante

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra