Horto municipal doa 200 mudas de árvores para a APA de Macaé de Cima

Distribuição será para moradores de Lumiar e comunidades próximas, como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente
quinta-feira, 10 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Flores da APA de Macaé de Cima (Foto: Camila Becker)
Flores da APA de Macaé de Cima (Foto: Camila Becker)

No mês em que ações voltadas para o Meio Ambiente são celebradas em todo o mundo, a Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, fez a doação de cerca de 200 mudas de árvores nativas para a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima, no distrito de Lumiar.

"A prefeitura, através das suas secretarias, tem o norte de atuar sempre em parceria. A APA estadual de Macaé de Cima é uma grande parceira da gestão municipal na preservação do meio ambiente na região da sua abrangência", comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Vívian de Assis.

As mudas provenientes do Horto Municipal serão distribuídas para moradores de Lumiar e comunidades próximas, como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente. O bioma da Mata Atlântica é um dos mais ricos em espécies da fauna e flora do mundo e a APA Macaé de Cima abrange uma área de 35.038 mil hectares no município de Nova Friburgo, cuja gestão visa à preservação permanente da fauna e flora nativas, endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção.

O Horto Municipal é uma espécie de berçário de árvores nativas e plantas ornamentais utilizadas na recomposição paisagística de canteiros, jardins e praças. O espaço também recebe mudas de árvores doadas para compensação ambiental e que são utilizadas para recompor áreas degradadas no município.

“Ter um espaço como este no nosso município é muito importante para que possamos cuidar dos espaços públicos, embelezando as áreas urbanas. Mais do que isso, o nosso horto tem grande importância para o meio ambiente, pois nele também temos diversas espécies de mudas nativas aptas para o plantio. Preservar o meio ambiente é garantir qualidade de vida”, disse  o secretário municipal de Serviços Públicos, Eduardo Trigo.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra