Horário do comércio é estendido para 22h, até a véspera do Natal

Lojas de Friburgo podem funcionar também aos domingos e nas manhãs de segunda, de acordo com a convenção coletiva
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Movimento nas ruas da cidade em plena pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento nas ruas da cidade em plena pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)

As lojas de Nova Friburgo e de municípios vizinhos estão autorizadas a permanecer abertas até 22h, da próxima segunda-feira, 14, ao dia 24, véspera de Natal, graças a acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. A cláusula 19ª da convenção coletiva da categoria prevê ainda para o mês de dezembro funcionamento nos domingos e nas manhãs de segunda-feira, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa e o comércio cumpre expediente a partir das 13h.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, explica que a medida objetiva facilitar a vida dos consumidores que fazem compras de fim de ano no comércio local. Neste momento de pandemia, ele acha que a ampliação do horário, além de adequada, se mostra fundamental. Inclusive, acentua Braulio, tem sido adotada em grandes centros no Brasil e em vários países pelo mundo.

“Perto do Natal, tradicionalmente, mais pessoas saem às ruas para escolher presentes, produtos para a casa, para a ceia. Então inserimos a cláusula do horário na convenção para dar chances aos nossos clientes, em especial aqueles que trabalham o dia inteiro, de efetuarem suas compras com calma. O que já era importante agora se tornou imprescindível. Quanto mais largo for o período de atendimento nas lojas, menor probabilidade de enfrentarmos aglomerações”, pondera ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Conforme definido no instrumento coletivo, o comércio pode funcionar até 22h do dia 14 ao dia 24, bem como nos domingos 13 e 20. Nas segundas-feiras, as lojas têm licença para abrir às 9h. Braulio  lembra que o acordo institui a necessidade de assinatura de termo de adesão pelas empresas que quiserem estender o horário, para regulamentar o funcionamento extra e resguardar os direitos dos trabalhadores do setor.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra