Hemocentro tem campanha especial nesta semana do doador de sangue

Até esta sexta-feira, quem participar vai receber um café da manhã reforçado
quarta-feira, 16 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Hemocentro tem campanha especial nesta semana do doador de sangue

Na segunda-feira, 14, foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. E para marcar a passagem desta data tão importante, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove até sexta-feira, 18, uma campanha especial para estimular a doação de sangue no município.  

Para atrair mais doadores, o Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, está oferecendo um café da manhã reforçado aos doadores, com apoio da rede de supermercados Casa Friburgo, que fornece os itens para o café, como frutas, pães, doces, sucos e muito mais. 

Somente na segunda-feira, 14, o Hemocentro de Nova Friburgo recebeu 28 doadores de sangue, número acima da média dos últimos meses, o que deixou a equipe da unidade animada para os próximos dias. O hemocentro regional tem capacidade para captar até 100 doações de sangue por dia.

Cabe ressaltar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa. 

Doar sangue é simples, rápido e seguro, por isso as pessoas não devem deixar esse hábito de lado. A pandemia da Covid-19 diminuiu o número de doadores, mas a demanda pelas bolsas de sangue continua alta. E lembre-se: uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. “Quando se doa sangue abraça-se a vida de alguém. Abrace essa causa”, destaca o lema do hemocentro Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30. 

 

Quem pode doar 

  • É preciso apresentar documento de identidade com foto;

  • estar em boas condições de saúde;

  • ter entre 16 a 65 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);

  • idade até 60 anos, se for a primeira doação;

  • intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;

  • pesar mais do que 50 quilos;

  • não estar em jejum;

  • não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

  • não ter tido parto ou aborto há menos de três meses;

  • não estar grávida ou amamentando;

  • não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;

  • não ter piercing em cavidade oral ou na região genital;

  • não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses;

  • não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;

  • não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);

  • não ter tido malária;

  • não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento.

LEIA MAIS

Motivo é a celebração do Dia dos Pais no próximo domingo

Ajuda para categoria e também para caminhoneiros começará a ser paga na semana que vem

Subsídio para compra do combustível de cozinha subirá para R$ 110 este mês; o outro será de R$ 1 mil mensais

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra