Grandes projetos: a 16ª pergunta da sabatina do AVS com os candidatos a prefeito

Não são poucas as cidades de pequeno ou médio porte que se destacaram nacional ou internacionalmente em função da ousadia de seus administradores
quarta-feira, 04 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Grandes projetos: a 16ª pergunta da sabatina do AVS com os candidatos a prefeito

A VOZ DA SERRA pergunta: Em tempos de crise econômica, baixa autoestima e insatisfação quanto aos serviços públicos essenciais a opinião pública tende a condenar de antemão qualquer iniciativa mais ousada do poder público, sobretudo quando envolve grande aporte financeiro. Todavia, não são poucas as cidades de pequeno ou médio porte que se destacaram nacional ou internacionalmente justamente em função da ousadia de seus administradores, investindo em grandes projetos, por vezes visionários. Sua administração pretende se dedicar a algum legado desta natureza? Se sim, qual?

 

Alexandre Cruz

“O meu maior projeto é oferecer ao friburguense o governo que ele merece, com serviços de qualidade em todos os setores. Não tenho promessas de obras e serviços mirabolantes, aquelas que enchem os olhos dos eleitores nas campanhas, mas que o candidato não tem condições de cumprir. Eu quero que o friburguense tenha orgulho da cidade dele. E para isso, vou trabalhar de domingo a domingo. Eu vou estar nas ruas ouvindo as demandas da população e acompanhando as obras, assim como dr. Amâncio e dr. Heródoto faziam e ficou como suas marcas na nossa história. Eu vou fazer o governo mais transparente de todos os tempos, ao lado do meu vice, De Luca, policial federal, com grande experiência em fiscalizar contas públicas. Não haverá desvio de dinheiro no meu governo. Todo valor arrecadado será revertido na reativação da usina de asfalto, para pavimentar todas as ruas de Nova Friburgo no campo e na cidade; na implantação do aplicativo Minha Saúde em Boas Mãos, onde o friburguense poderá marcar consultas, ter seu prontuário e exames em seu celular; na aplicação do Plano de Cargos e Salários do nosso funcionalismo; e em todas as propostas do nosso plano de trabalho para os próximos quatro anos.”

 

André Montechiari

“Sinceramente, qualquer candidato que hoje prometer uma grande obra ou projeto milionário, tem grande chance de estar, como os eleitos nos anos anteriores, iludindo a população. Qualquer pessoa hoje já sabe da grave crise que vivemos, mais de nove mil pessoas perderam o emprego em Nova Friburgo este ano, centenas de empresas fecharam as portas, o PIB brasileiro deve recuar mais de 5%, a arrecadação municipal vai cair, assim como a estadual e federal, com consequente redução de repasses financeiros para a cidade. Todo o esforço da administração municipal terá que ser em redução de gastos e recuperação econômica, projetos megalomaníacos com certeza não caberão no orçamento. Nosso governo será o melhor da história de Nova Friburgo. Vamos resgatar a dignidade e o amor à cidade. Nosso foco será atender as necessidades básicas que não estão sendo cumpridas: boa saúde, boa educação, ruas sem buracos, calcadas, oportunidade de formação e emprego e bairros bem cuidados. Em tempo de crise, primeiro se atende o básico, mas sem perder de vista um grande planejamento da cidade que queremos. Nosso grande legado será provar que é possível administrar diferente. Com honestidade, transparência e respeito ao próximo.”

 

Arthur Mattar

“Ter um plano de governo para os próximos 20 anos já é visionário, mas não basta. Precisamos de atitude. Precisamos que as pessoas votem naquele que é verdadeiramente novo. Vemos muitos projetos que na verdade são megalomaníacos, impossíveis de serem executados. Se falássemos no básico como em reorganizar a saúde, já seria o máximo. Com base nisso, temos em nosso plano a recuperação do antigo Sase, o transformando em um hospital de bairro; a criação da Policlínica Central da Mulher; construir um novo hospital municipal, já que o Raul Sertã não atende mais as demandas; além de implantar as farmácias municipais. Buscando o incentivo ao esporte, já que Nova Friburgo é um celeiro de bons atletas, vamos criar a Vila Olímpica, com o objetivo de descobrir novos talentos, dando a essas crianças e jovens todo o acompanhamento técnico e toda a estrutura. Vamos reabrir o Centro de Arte e o Cine Theatro de Amparo. Assim elaboramos o nosso projeto visionário, com os pés nos chão. Grandes projetos só são necessários se atenderem ao interesse da população. Para resgatar a verdadeira autoestima friburguense vamos recuperar a cascata do Véu das Noivas. Um verdadeiro símbolo apagado de nossa história.”

 

Cacau Rezende

“Entendemos que qualquer projeto, obra, programa ou investimento, deve ser fruto de uma verdadeira discussão pública entre os atores da sociedade, principalmente o cidadão. Juntos, nesta nova esfera pública é que resolvermos os nossos problemas, inicialmente, os mais factíveis, até chegarmos aos problemas maiores. Entretanto, tudo deve ser através de um planejamento estratégico sustentável e inclusivo e de acordo com as prioridades discutidas e acordadas. Isso não nos impede de pensar alto, mas sem perder a consciência da realidade em que vive a maioria da nossa população, num verdadeiro abismo de desigualdade. Nova Friburgo tem uma posição privilegiada, situada no coração da Mata Atlântica, com clima, flora, fauna e um parque hídrico extraordinário. Queremos fazer da nossa cidade uma espécie de ícone da defesa do meio ambiente, com uma vocação em sustentabilidade, ecoturismo e economia da cultura. Refazer o ambiente construído dentro dos novos conceitos; Cidade Sustentável, Verde, e Saudável, para torna-la um lugar com muito menos desigualdade e com qualidade de vida. Mas para começarmos todo este processo fazem-se necessários primeiro a participação e a transparência.”

 

Cláudio Damião

“Levando em conta que temos escolas fechadas por falta de manutenção; creches e unidades de saúde sem equipamentos, remédios e em condições precárias; ruas inteiras com lâmpadas queimadas e que precisam ser substituídas; o Centro de Arte fechado, entendo que em primeiro lugar teremos que dedicar toda a atenção possível a recuperação das estruturas essenciais de atendimento à população. Será preciso tomar pé da real situação financeira da prefeitura através de uma auditoria nas contas e processos para depois pensar, se for o caso, em projetos visionários. Apresentar qualquer coisa dessa natureza agora será falsear com a verdade. Acredito que resgatar a saúde pública, oferecer vagas em creches, recuperar os espaços culturais e dar acesso aos jovens em programas como a Oficina Escola de Artes, Pontos de Cultura e programas esportivos, bem como capacitação para os servidores e melhoria das condições salariais desses trabalhadores, investir no turismo, emprego e renda, dentre outros pontos, neste primeiro momento, será algo grandioso, pois muitos esperam por isso. As pessoas já viram no que deram as promessas de projetos visionários. Sabem muito bem que ao final todos nós pagamos a conta.”

 

Delegada Danielle Bessa

“Sim, Nova Friburgo precisa ter seu próprio aeroporto, para atrair turistas, negócios, empregos e renda para nossa região. O prefeito precisa ter uma visão moderna de mundo e ser capaz de conectar os diversos atores para que a gente possa ter uma cidade sustentável e conectada com a modernidade. Desde 2014 nós temos um local aprovado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo para a construção de um aeroporto de pequeno e médio porte. A área está localizada entre o Ceasa e o Barracão dos Mendes, às margens da Estrada de São Lourenço. Nos últimos dois anos acompanhei o trabalho de deputados da base do Governo Bolsonaro em um esforço para que fossem realizados investimentos federais na ampliação do aeroporto de Angra dos Reis. O projeto teve sucesso. Nós podemos fazer o mesmo em Nova Friburgo. Com o ótimo relacionamento que tenho com a base do Governo Federal e trabalhando, também, em harmonia com o Governo do Estado, pretendo desengavetar esse projeto e buscar recursos para tornar esse sonho uma realidade.”

 

Dr. Luis Fernando

“Esta é uma excelente pergunta. É fundamental que o Poder Municipal tenha planos para aplicação de verba parlamentar e atue na articulação destas grandes obras de infraestrutura junto ao poder estadual e federal. Obras como a rodovia do contorno, Hospital Oncológico e futuramente o Hospital da Criança não são viáveis dentro do orçamento municipal e torna ainda mais fundamental o debate pragmático com lideranças de diversos alinhamentos políticos. A atual política econômica do Governo Federal prevê um enxugamento da máquina pública e por isso é ainda mais crítico que tenhamos os projetos fundamentados por profissionais técnicos, visando maior eficiência e buscando aproveitar cada vez mais os eventuais repasses e investimentos. Antes de grandes projetos precisamos de uma educação de qualidade, profissionais sempre capacitados, salários decentes, escolas reformadas, merenda de qualidade, material pedagógico e tudo o que se faz necessário para nossas crianças. Antes de grandes projetos precisamos de ruas asfaltadas, calçamentos decentes, enfim... Precisamos que muitas necessidades básicas sejam prestadas com a qualidade que o friburguense merece antes de apresentarmos nossos grandes projetos.”

 

Hugo Moreno

“Friburgo Operária remodelará a gestão municipal de projetos. A empresa pública de obras concatenará as fases de escopo, planejamento e execução, observado o controle popular. A “sombra” das empreiteiras sobre o erário terminará, posto que a municipalidade executará a integralidade de obras e serviços de engenharia. É compromisso do governo popular do PSTU a luta pela Universidade de Nova Friburgo, com a articulação lógica de cursos universitários sob as diretrizes das potencialidades ecológicas regionais e da sustentabilidade. Outro ponto de relevo na temática é o projeto Cidade Operária, complexo cultural e educacional de formação e ensino da classe trabalhadora friburguense que vetorizará a formatação do Museu de História Regional mediante a expropriação do prédio da antiga Fábrica Ypu. A Fábrica de Cultura, a propósito, é outro ponto do plano de governo. Trata-se de área contígua ao Centro que articulada com as diretrizes estratégicas do Plano de Mobilidade Urbana, estará apta a recepcionar a produção de eventos de massa e a alocação dos barracões das escolas de samba. Friburgo Operária assegurará o livre exercício de educação, cultura e lazer, lídimos direitos sociais.”

 

Johnny Maycon

“O nosso mandato se dedicará inicialmente em melhorar as estruturas de nossos hospitais, unidades de saúde, Caps, escolas, creches e demais equipamentos públicos. Diante do atual cenário, precisamos investir todos os esforços e recursos para garantir que a população desfrute da prestação do serviço público digno e satisfatório. Além disso, já passou da hora do servidor público municipal ser valorizado e honrado. Porém, para estas prioridades serem executadas, serão necessários estabelecer um novo modelo de gestão pública em Nova Friburgo, auditando os contratos firmados com o município para que os devidos ajustes sejam feitos e deste modo gerem economia aos cofres públicos para investir nas principais demandas. No primeiro momento, o mais importante a se fazer é um planejamento estratégico para resolver os inúmeros problemas que a cidade tem. Após esta etapa, a nossa gestão concentrará esforços para melhorar a infraestrutura das comunidades, a começar pelo Terra Nova que carece de equipamentos públicos de saúde, educação, esporte, lazer e outros.”

 

Juvenal Condack

“Ao final do mandato quero ter conseguido estancar o processo contínuo de empobrecimento pelo qual o município de Nova Friburgo vem passando. Quero que o atendimento à saúde esteja mais humanizado e que a informatização traga aos usuários do SUS mais conforto com o prontuário eletrônico e com a marcação de consulta e exames pela internet, e que consigamos fazer uma saúde mais eficiente e com menos custos. Quero que nossos alunos nos anos iniciais e finais obtenham notas superiores à média nacional no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e possam prosseguir seus estudos com maiores chances de chegarem competitivos ao mercado de trabalho. Também quero que o cidadão friburguense tenha orgulho de uma prefeitura com credibilidade, desburocratizada, ágil e transparente colocando todos os processos à disposição da população e que os investidores vejam Nova Friburgo como um parceiro confiável para seus negócios. Temos grandes projetos em nosso Plano Mais de Governo, porém, vamos depender de verbas oriundas dos governos estadual e federal para executá-las uma vez que o orçamento do município não comporta, no momento, tais investimentos.”

 

Lucidarlen Novaes

 

“Sim. Posso iniciar afirmando que, em nosso plano de governo, já está disposto logo no começo meus pontos de partida para ocupar o cargo de prefeita, dentre eles está a "decisividade", que consiste na disposição em assumir determinados riscos em tomadas de decisão para benefício do povo. Não seremos um governo apático, acomodado e estagnado, por isso temos projetos como o Raulzinho, o hospital infantil, sabemos que a saúde está em colapso, porém, o hospital infantil será construído anexo ao Raul Sertã, para oferecer um tratamento de dignidade às nossas crianças, e da mesma forma trabalharemos dentro do hospital municipal, sanando esses déficits que estão arruinando a nossa saúde e devolvendo o cuidado e suporte que um hospital deve oferecer, isso é um direito fundamental, básico, e não um favor a população. Devido ao tempo que estamos vivendo e às circunstâncias da nossa cidade, não é de projetos ambiciosos que precisamos no momento, e sim, de projetos que funcionem de verdade em nosso município, e assim será em nosso governo.”

 

Mariozam da Rádio

“Sabemos que o momento é difícil, porém, sabemos também que vai passar. A questão séria é que Nova Friburgo há muito tempo vem retrocedendo no que se refere a uma gestão ativa, determinada, corajosa, de ação. Dinheiro tem e terá muito mais, porque continuo no firme propósito na redução do repasse da arrecadação à Câmara Municipal que hoje é de 6% para 3%, do dinheiro bem aplicado e sem desvio, no desenvolvimento do Turismo em todos os setores, enfim, no progresso da cidade. Com isso, posso dizer que sou ousado mesmo. Iremos construir a ciclovia que vai ligar o Paissandu ao distrito de Conselheiro Paulino sobre a margem concretada do Rio Bengalas; a implantação do BRT que vai ligar o Terra Nova ao Cônego, onde neste corredor terão várias paradas de integração; trazer a medicina veterinária para a nossa cidade onde vai funcionar o hospital veterinário, que ficará no antigo centro adventista que já é do município. Lá, serão feitas todas as adaptações e reformas para o hospital funcionar. Tantos outros projetos que também deixarão marcas positivas no presente e no futuro.”

 

Renato Bravo

“Um dos desafios de todo governante responsável consiste em equilibrar demandas dos diversos setores que compõem a gestão municipal e adequá-las aos recursos disponíveis. Principalmente em períodos de restrição, como temos vivido nos últimos tempos, em especial este ano, por conta da pandemia. A análise do quadro social e econômico de Nova Friburgo, a partir da pandemia, impulsiona a gestão pública municipal a se reinventar e ter novos posicionamentos e planejamentos diante da superação dos desafios sociais, de infraestrutura e econômicos, que se apresentam hoje alinhados ao imenso horizonte de uma cidade em transformação. Com a experiência de gestão e por saber exatamente o que se pode fazer e como fazer, as fragilidades e possibilidades, meu grande projeto para o próximo mandato, além de todas as iniciativas que estou apresentando, é cuidar dos bairros, pois agora conheço verdadeiramente suas necessidades. Já tenho pronta toda a logística de atuação nos bairros e distritos. Haverá equipes para manutenção de ruas, calçadas, reurbanização de praças, capina e pequenos reparos, tudo sob a nossa supervisão. Este é o meu sonho. Não é promessa, é compromisso.”

 

Sérgio Louback

“De fato serão anos mais complexos. Mas com a informatização de toda a prefeitura, os desperdícios irão diminuir. Além disso, os desvios do dinheiro público também irão acabar. Temos diversos projetos para o setor de "emprego e renda" que visam aquecer a nossa economia interna, a valorização da nossa força de mão de obra e das nossas vocações produtivas. Mais que isso, teremos ainda, o apoio advindo do escritório permanente em Brasília que, sob o comando do Rosalvo Vasconcellos, fará a captação de recursos para os grandes projetos na cidade. Todo esse profissionalismo e credibilidade vai fazer com que empresários queiram investir em nosso município, abrindo caminho para diversas parcerias com a iniciativa privada. Mas nós vamos trabalhar para que o meu maior legado na prefeitura, seja o de entregar, para o nosso povo, uma Nova Friburgo reconhecida como referência nacional em saúde e educação pública.”

 

Silvia Faltz

“Para ser sincera, não coloco nenhum grande projeto que implique em grandes obras e custos faraônicos como prioridade de meu governo. Minha prioridade será cuidar dos cidadãos e cidadãs de Nova Friburgo, melhorar a qualidade dos serviços públicos municipais, investir mais em educação, saúde, mobilidade urbana, assistência social, cultura, geração de emprego e renda, meio ambiente, turismo sustentável, esporte e lazer, acesso à água e saneamento. Claro que gostaria de deixar um legado, mas acho que este legado pode ser o de uma Cidade do Futuro, uma cidade sustentável, mais humana, mais inclusiva, mais igualitária, mais solidária. Um projeto de maior fôlego, como por exemplo o do Hospital do Câncer, dependerá de parcerias com o Governo Estadual, e para isso precisamos ter no Governo do Estado gestores com um perfil político bem diferente dos gestores atuais. Quem sabe as eleições de 2022 não nos brindam com uma mudança neste sentido? Igualmente, quem sabe nas eleições de 2022 podemos derrotar Bolsonaro e seus aliados, e voltarmos a ter no Governo Federal um líder progressista, voltando a fazer parcerias com Nova Friburgo, com investimentos como aconteceu nos governos de Lula e Dilma?”

 

Wanderson Nogueira

“É compreensível o descrédito da população. Afinal, são muitos projetos mirabolantes prometidos e a gente continua na mesmice que faz Nova Friburgo parecer estagnada no tempo. Vou falar aqui não de um, mas de dois projetos ousados e inovadores, que são perfeitamente viáveis e que vou fazer como prefeito. O primeiro é tornar Nova Friburgo uma cidade 100% digital, com acesso gratuito de internet em todo município. A tecnologia atual permite que a gente consiga isso a um custo baixo. O ganho desse investimento para a população é extraordinário. Estudei o exemplo do município de Tauá, no sertão do Ceará, com área quatro vezes maior que a nossa e orçamento cinco vezes menor e que desde 2012 é 100% digital. Já conversei com administração municipal de lá e vou usar a experiência deles aqui. O outro projeto é acabar com o aterro sanitário. Usar o lixo como fonte geradora de energia limpa, diminuindo o gasto da prefeitura e gerando empregos. Lixo vai deixar de ser um passivo ambiental e virar fonte de receita para o município, tornando Friburgo referência em sustentabilidade. Há outros projetos inovadores que oportunamente serão apresentados.”

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições